INFRAESTRUTURA TURÍSTICA

Governo do Pará entrega segunda passarela da Praia do Maçarico, em Salinópolis

Obra amplia infraestrutura turística e gera empregos na região; estrutura conta com ciclovia, quiosques e iluminação sustentável.

A nova passarela reforça essa vocação ao oferecer um espaço seguro, moderno e acessível para moradores e visitantes.
A nova passarela reforça essa vocação ao oferecer um espaço seguro, moderno e acessível para moradores e visitantes. Foto: Divulgação/Ag. Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), vai entregar neste sábado (12) a segunda passarela urbana de acesso à Praia do Maçarico, em Salinópolis, no nordeste paraense. A nova estrutura segue o padrão da primeira passarela, inaugurada no fim de 2024, que se tornou um dos principais cartões-postais do município, atraindo visitantes e impulsionando a economia local.

Com 380 metros de extensão, a nova passarela foi projetada para integrar lazer, acessibilidade e desenvolvimento sustentável. O espaço conta com ciclovia, áreas de passeio, quiosques para alimentação, locais destinados ao comércio informal de artesanato e moda praia, banheiros públicos, bancos, bicicletário, paisagismo e iluminação com luminárias LED alimentadas por energia solar.

“A primeira passarela urbana foi um sucesso, resgatando um importante espaço urbano e fomentando o turismo. Agora, com a segunda estrutura, reforçamos nosso compromisso com obras que trazem qualidade de vida para moradores e visitantes”, destacou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Além de ser um ponto de contemplação do Oceano Atlântico, a passarela também valoriza o ecossistema local, com soluções que respeitam manguezais, dunas e praias da região. A área foi escolhida justamente por apresentar o menor impacto ambiental, segundo a Seop.

A estrutura liga a orla da Praia do Maçarico — revitalizada em 2022 — à Rua João Pessoa, e inclui acessibilidade com rampas e sinalização tátil, além de chuveiros públicos e caramanchões.

Moradores e turistas já demonstram entusiasmo com o novo equipamento público. “Fiquei bastante surpreso. O espaço é bonito, tem acesso direto à praia e movimenta mais esse lado da cidade. É mais seguro e agradável para a família”, afirmou o autônomo Gabriel Duarte, que passa as férias em Salinópolis.

Para os trabalhadores envolvidos na construção da passarela, o projeto tem significado especial. Cerca de 200 pessoas foram empregadas na obra. “É uma maravilha ver uma obra dessas na cidade. A primeira foi um sucesso e sei que essa também será”, disse o auxiliar de engenharia Flávio Cristo do Rosário, morador de Salinópolis.

A aplicadora de rejunte Maria Inaildes também celebra o avanço: “É bom ver que a cidade está evoluindo. Depois de pronta, será um lugar lindo para passear e trazer a família.”

Com população estimada em mais de 48 mil habitantes, Salinópolis consolida-se cada vez mais como um dos destinos turísticos mais procurados da costa atlântica do Pará.