Dia 9 de julho, no dia em que completou 83 anos de história, o Banco da Amazônia deu um passo simbólico e estratégico rumo ao futuro. A instituição apresentou, na manhã desta quarta-feira (9), na sede do banco em Belém, uma nova identidade visual e também marcou o lançamento da primeira maquininha de pagamento da instituição.
A nova fase foi detalhada pelo presidente do banco, Luiz Lessa, que destacou a necessidade de equilibrar o papel histórico da instituição como banco de fomento com as exigências de um banco comercial moderno e competitivo.
“Hoje é o aniversário do banco, 83 anos, um banco que já passou por várias mudanças. Começou como Banco da Borracha, foi Banco de Desenvolvimento e hoje é um banco comercial que tem todo um fomento aqui na região da Amazônia. Mas esse banco de fomento precisa evoluir. Precisamos resgatar a nossa identidade de banco comercial sem esquecer do lado do fomento. A gente precisa ter esse equilíbrio”, afirmou.
A nova identidade é resultado de um projeto de rebranding desenvolvido pela consultoria FutureBrand – a qual apresentou o evento para os colaboradores e para a imprensa. O slogan “Sonhar. Mover. Impactar.” reflete o compromisso do banco em conectar legado e inovação, além de fortalecer sua atuação como agente de desenvolvimento sustentável da Amazônia.
“Não dá para falar de Banco da Amazônia sem falar de sustentabilidade. A gente traz o nome ‘Amazônia’ com destaque na nova marca, numa folha que representa crescimento, leveza e renovação. Isso está diretamente conectado com o que a gente quer construir daqui para frente”, detalhou Lessa sobre o novo logotipo.
Substituindo a atual marca, “que já tem mais de 20 anos, mostra exatamente essa evolução, essa mudança, esse novo momento que o banco está passando: um momento em que está mais conectado com as novas realidades, novas demandas para cumprir cada vez melhor o seu papel, de apoiar o desenvolvimento da Amazônia”, destacou.
Novidades e Lançamentos do Banco da Amazônia
Entre as novidades apresentadas, também estava a maquininha de pagamento do Banco da Amazôniaa, que começa a operar a partir de agosto. O equipamento, com sistema Android e visor touchscreen, permite transações por Pix, débito e crédito, com liquidação rápida e planos acessíveis – incluindo isenção de aluguel nos dois primeiros meses. “O grande diferencial da maquininha de pagamento é o custo. Estamos entrando com taxas muito agressivas, que vão possibilitar que sobre mais recursos para o pequeno empreendedor, para o MEI [Microempreendedor Individual], para o micro e pequeno empresário, na hora de fazer a antecipação dos recebíveis”.
Lessa destacou ainda que, mesmo antes do lançamento oficial, o banco já contava com 3.400 clientes que o utilizam como instituição centralizadora, o que demonstra a confiança do mercado. “Esses clientes já acreditavam no banco mesmo antes de termos a maquininha”, disse.
A nova fase do banco inclui ainda o lançamento de um cartão de crédito – com destaque para o Cartão Pólen, pensado especialmente para o contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) –, além de novo site e aplicativo previstos ainda para este semestre. “Já lançamos o consórcio duas semanas atrás e foi um recorde nacional: vendemos um grupo inteiro em dois dias e meio”, lembrou.
Financiamento e Recursos para a COP 30 e Turismo
Sobre os recursos voltados à COP 30 e ao turismo, Lessa lembrou que o Basa tem linhas específicas de financiamento, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), com condições atrativas para pequenos empreendedores.
Com presença consolidada nos nove Estados da Amazônia Legal e um lucro líquido de R$307,5 milhões no primeiro trimestre de 2025, e contratou R$4,3 bilhões em crédito, com destaque para linhas voltadas à agricultura familiar, pequenos empreendedores e projetos sustentáveis.
“Quando a gente tem uma conta digital, a gente entra no novo mundo. E aí o banco vai ter três negócios: o negócio tradicional, que é o banco comercial, o banco de fomento e o banco digital. O banco digital, as nossas fronteiras não existem mais. Hoje o mundo está totalmente conectado, você consegue fazer vendas de produtos e serviços no mundo digital em qualquer lugar”.