A organização da COP30 anunciou a abertura de inscrições para organizações que desejam participar na Green Zone. Terão direito, aquelas que demonstrarem compromisso de mitigação dos impactos, ter iniciativas sustentáveis e apresentar soluções para desafios climáticos. O período de envio de manifestação de interesse, primeira etapa do processo, está aberto até o dia 22 de julho.
A Green Zone na COP30 contará com hubs temáticos dedicados a temas como financiamento climático, inovação, biodiversidade, juventude, tecnologias limpas, entre outros temas relevantes para impulsionar a agenda climática.
Essa etapa tem o objetivo coletar informações de organizações formalmente credenciadas pela SECOP (Secretaria Extraordinária para a COP30) para compreender melhor as necessidades e expectativas de participação no evento. A submissão via formulário não garante a alocação de um pavilhão (stand). As organizações poderão escolher entre duas categorias de pavilhões, padrão – que podem ser nas categorias bronze, prata ou ouro – e customizado. Além disso, nesta primeira etapa as organizações devem indicar os serviços que irão utilizar, a exemplo de limpeza, audiovisual, internet, alimentação, interpretação e promotores de vendas.
Após a manifestação de interesse, será realizada uma triagem inicial das inscrições e a revisão dos pré-selecionados. Em seguida, os aprovados serão notificados e devem confirmar a participação. O formulário de manifestação de interesse está disponível no site da Green Zone.
PARA ENTENDER
A Green Zone ou Zona Verde é um espaço que tem acesso liberado ao público e é destinado ao setor privado, coletivos da juventude, sociedade civil, ao meio acadêmico e ao público em geral. No espaço, não é necessário apresentar as credenciais da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), mas alguns eventos podem exigir pré-inscrição ou ingressos.