Mais um armamento de grosso calibre que estava sendo utilizado por criminosos caiu nas mãos da Polícia Militar. A apreensão ocorreu em uma área de invasão no bairro Paracuri, distrito de Icoaraci, em Belém.
A ação foi conduzida por equipes do 10º Batalhão da PM, sob o comando do tenente-coronel Jerônimo e da major Suely. A viatura 1007, do oficial de dia tenente Fontainha, realizava rondas na área da 4ª Companhia quando foi abordada por um morador — que preferiu não se identificar — denunciando uma movimentação suspeita.
Segundo o relato, vários homens fortemente armados estariam traficando drogas nas proximidades de uma área de mata, na rua Opala, beco Cobrolândia, no Paracuri II. Eles seriam responsáveis pela distribuição de entorpecentes na localidade.
Diante da denúncia, a guarnição solicitou apoio das viaturas R007, do serviço de Recobrimento do 10º BPM, e R011, da 4ª Companhia. Por se tratar de área de difícil acesso, os policiais desembarcaram e seguiram a pé em direção ao ponto indicado, com o objetivo de realizar uma aproximação mais segura.
Durante o deslocamento, os militares visualizaram indivíduos armados com fuzis. Ao perceberem a aproximação das guarnições, os suspeitos efetuaram disparos contra os policiais, que revidaram à injusta agressão. Nenhum policial ficou ferido. Os criminosos conseguiram fugir pela mata, e não há indícios de que tenham sido baleados.
Apreensão de Fuzil AR-15
Na incursão, os policiais encontraram um fuzil AR-15, calibre 5.56, de registro F094071K, um carregador com 27 munições e, dentro de uma mochila, outros dois carregadores desmuniciados. Todo o material apreendido foi apresentado na Seccional Urbana de Icoaraci.
Armamentos como o apreendido têm sido cada vez mais comuns em ações policiais nos bairros do Paracuri e do Tapanã. Moradores relatam que, durante a noite, homens são frequentemente vistos portando armas de uso restrito.