Pará - O primeiro domingo (6) das férias escolares foi de sol em Salinópolis, o que levou muita gente para as praias do Atalaia e Farol Velho. A temperatura estava alta, marcando 34 graus de sensação térmica ao meio-dia. O município é um dos destinos mais procurados nesta época de veraneio e fica a cerca de 218 quilômetros da capital paraense.
Na praia mais badalada de Salinópolis, a do Atalaia, muitos banhistas aproveitaram o clima quente. O casal Letícia Alcântara, 31, professora, e Davi Amorim, 25, motorista, veio de Manaus para curtir o verão no Pará. Pela primeira vez na praia do Atalaia, o casal trouxe a filha Ana Clara, 7, para aproveitar as belezas do nosso Estado. Para Letícia, a praia tem uma natureza inigualável. “Aqui é uma beleza incrível. A região Norte tem paraísos muito bonitos que precisamos conhecer mais. Gostei muito”, afirmou.
De Açailândia, no estado do Maranhão, a operadora de caixa Aurelice Viana, 46, veio se banhar nas águas da praia do Atalaia no último final de semana. “A última vez que estive aqui foi em fevereiro do ano passado. Já estava mais do que na hora de voltar”, comenta. Ainda conforme Viana, essa é a época para relaxar e ter um tempo para o sol e a praia. “Aqui tem uma faixa de areia bem grande, o que dá uma visão bonita”, afirmou enquanto descansava, confortavelmente, sentada em uma cadeira de frente para a praia.
O movimento de banhistas foi comemorado por comerciantes e vendedores. O gerente do restaurante Atalaia Vip Lounge, Fábio Santos, 39, está com uma equipe de 35 pessoas para atender a clientela ao longo do veraneio. Ele explica que o primeiro fim de semana de julho foi bom e que a expectativa é que a movimentação de clientes no estabelecimento seja maior no próximo sábado (12) e domingo (13). “Aqui funcionamos de manhã até de noite. Nosso carro-chefe é o filé de pescada amarela com arroz de jambu. Julho é um período muito bom para quem trabalha com restaurante aqui.”
Morador do município de São João de Pirabas, o autônomo João Carlos Monteiro, 32, vai ficar todo o mês de julho em Salinópolis para vender drinks, com ou sem álcool. Essa rotina já completa 17 anos, com a comercialização das bebidas na Praia do Atalaia em um carrinho com formato de barco, tudo a ver com o cenário praiano para despertar a curiosidade dos visitantes. “É uma época boa pra gente trabalhar porque consegue vender bastante nesse calor. Os clientes gostam muito, principalmente o drink que tem morango, leite condensado, vinho e vodka”, explica sobre o drink com maior demanda.
De acordo com o tenente coronel Diego Cunha, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, ontem até o momento da reportagem (às 12h00), uma ocorrência com animal aquático foi registrada, quando uma pessoa encostou acidentalmente um uma água-viva. “Aqui também é comum ocorrer acidente com outros animais, como bagre”, salienta.
Outras ocorrências frequentes são crianças desaparecidas e escoriações leves na pele em decorrência de atritos físicos com rochas. “Nossa equipe é formada por 60 integrantes, com guarda-vidas e socorristas. Nossas recomendações aos banhistas são, principalmente, no cuidado com as crianças para que elas não se percam dos pais ou responsáveis. Além disso, faremos rondas preventivas ao longo da extensão da praia em todo o mês de julho, pela manhã e tarde.”
E teve praia para quem quis a tranquilidade
Com movimento mais tranquilo de banhistas, a Praia do Farol Velho, vizinha à do Atalaia, também foi local de descanso, curtição e lazer. O empresário paulista Anderson Mazzei, 46, radicado em Santarém, sempre vem nas temporadas de verão passar dias no Farol Velho. Ele considera o acesso à Salinópolis mais fácil, quando comparado o deslocamento para outras praias do Pará. “Em Santarém, as praias são de rio e aqui são do litoral. É um outro tipo de praia. É bom sair um pouco da rotina para apreciar a natureza em outros locais”, diz.
Teve gente da Região Metropolitana de Belém também aproveitando a Praia do Farol Velho. A gerente comercial Elisângela de Deus, 46, moradora de Ananindeua, veio para Salinópolis participar de um aniversário de 15 anos e aproveitou para apreciar o final de semana na praia. Elisângela afirma que já veio várias vezes na cidade, mas que na Praia do Farol Velho é a segunda vez que visita. “É uma praia mais tranquila quando comparada com a do Atalaia. Eu gosto bastante dessa característica dela”, destaca.
Transporte
Para quem deseja ir de ônibus da capital paraense até Salinópolis, o preço da passagem de ônibus intermunicipal custa R$ 96,00, com saída do Terminal Rodoviário de Belém, no bairro de São Brás.