O Botafogo fechou neste domingo (6) a contratação de Davide Ancelotti, de 35 anos, para comandar a equipe principal. Filho do renomado técnico Carlo Ancelotti, Davide assume o primeiro desafio como treinador principal de sua carreira, após anos como auxiliar técnico ao lado do pai em grandes clubes da Europa e na Seleção da Itália.
O novo comandante alvinegro é esperado no Rio de Janeiro nos próximos dias, mas ainda não deve estrear no clássico contra o Vasco, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro. A tendência é que o time seja comandado por Cláudio Caçapa, auxiliar técnico permanente do clube.
Da Europa para o Rio
Davide estava de férias com a família na Europa e aceitou a proposta do Botafogo após negociações que se intensificaram nos últimos dias. Ele deve definir nas próximas horas quais profissionais vão compor sua comissão técnica no Brasil.
Com passagem por clubes como Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Napoli, Everton e Real Madrid, Davide acompanhou de perto o trabalho do pai e é conhecido por um estilo de jogo vertical, ousado e com forte referência tática, inspirado em grandes equipes do futebol europeu.
Ligação com a Seleção
Apesar de ter feito parte da comissão técnica da Seleção Brasileira liderada por Carlo Ancelotti, Davide não possui contrato fixo com a CBF, atuando apenas por convocação. Ele e outros membros da equipe técnica não moravam no Brasil, diferentemente de Carlo, que tem contrato exclusivo com a Confederação.
A contratação de Davide reforça a aposta da SAF do Botafogo em projetos internacionais e perfis jovens com visão moderna de futebol, como já havia ocorrido com o português Luís Castro em 2022.