NOVA ROTINA

Nas férias, tenha um tempo de qualidade com as crianças

Joelma Martins explica que brincadeiras lúdicas são importantes para ocupação do tempo dos pequenos FOTO: divulgação

Nas férias, tenha um tempo de qualidade com as crianças Nas férias, tenha um tempo de qualidade com as crianças Nas férias, tenha um tempo de qualidade com as crianças Nas férias, tenha um tempo de qualidade com as crianças
Reprodução
Reprodução

O período de férias escolares é um momento de rotina menos rígida para as crianças e adolescentes. Porém, a falta de compromissos estudantis pode trazer problemas para os pequenos e os adultos que precisam adaptar suas rotinas à nova realidade. Joelma Martins, psicóloga, alerta que é importante os pais terem tempo de qualidade com as crianças e evitarem uma espécie de “libera geral”.

“É importante ter tempo de qualidade com as crianças para evitar perder esse vínculo familiar. Os vínculos são relações estabelecidas através do envolvimento de experiências compartilhadas, interação e comunicação”, diz.

Ela explica que é importante dialogar com os filhos para encontrar um meio-termo nas atividades em família e, eventualmente, ponderar sobre o consumo de telas. “Como muitos pais não estão de férias juntos com as crianças, os desafios são fazer um planejamento e cumprir o que foi previamente estabelecido”, acrescenta.

Ela orienta que brincadeiras lúdicas, como pintura, desenho, massa de modelar e jogos, que ajudem no desenvolvimento infantil, são importantes para a ocupação do tempo dos pequenos e cumprem um papel importante no aprendizado, mesmo em período de férias.

Dicas para o Período de Férias Escolares

Joelma pondera que o momento do brincar precisa conversar também com o descanso. Mesmo sem atividades escolares é importante reservar um tempo para o repouso, evitando excessos nas brincadeiras e em telas.

“É preciso ter cuidado para não ocupar todos os horários das crianças e sim entender que ela consegue se ajustar com o ócio e com o seu funcionamento. Exemplo, ela pode brincar a manhã toda e a tarde tem a necessidade de ficar mais quieta. Não podemos esquecer que criança é leveza, criatividade e imaginação”, completa.