PREVISÃO

Pancadas de chuva e calorão no Pará: o que esperar do tempo em julho

ara o mês de julho, os dados meteorológicos da previsão do tempo para a região Nordeste do Pará é que, de um modo geral, as chuvas fiquem dentro da média.

Pancadas de chuva e calorão no Pará: o que esperar do tempo em julho Pancadas de chuva e calorão no Pará: o que esperar do tempo em julho Pancadas de chuva e calorão no Pará: o que esperar do tempo em julho Pancadas de chuva e calorão no Pará: o que esperar do tempo em julho
ara o mês de julho, os dados meteorológicos da previsão do tempo para a região Nordeste do Pará é que, de um modo geral, as chuvas fiquem dentro da média.
ara o mês de julho, os dados meteorológicos da previsão do tempo para a região Nordeste do Pará é que, de um modo geral, as chuvas fiquem dentro da média. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Já estamos no verão amazônico, período que geralmente registra calor intenso e altas temperaturas. Para o mês de julho, os dados meteorológicos da previsão do tempo para a região Nordeste do Pará é que, de um modo geral, as chuvas fiquem dentro da média. No entanto, para a Região Metropolitana de Belém, a previsão é que a média de 150,6 mm do mês seja ultrapassada. Ou seja, quem ficar em Belém vai presenciar muita chuva.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará, Sidney Abreu, explica que a expectativa é que as chuvas ocorram no período da tarde e início da noite na Região Metropolitana de Belém ao longo do mês. “Já na região Nordeste (que engloba municípios como Bragança, Salinas e Marapanim), na faixa litorânea, as chuvas podem acontecer à noite e até mesmo pela madrugada.”

Previsão do tempo detalhada

A temperatura mínima esperada para a região Nordeste e para a Região Metropolitana de Belém vai ter mínima em torno de 23 a 24 graus e a máxima nestas regiões pode chegar a 34 graus, temperatura considerada alta. A condição de tempo que vai prevalecer é de poucas nuvens no início do dia. 

“Essa nebulosidade vai aumentando gradativamente ainda na parte da tarde e início da noite. As nuvens de tempestades se formam e atingem a maturação, acontecendo consequentemente as chuvas fortes de rápida duração, por vezes localizadas, seguidas de vento e chuva fortes, relâmpago e trovões”, explica o meteorologista sobre a situação pluviométrica que vai ser observada nas duas regiões citadas.