Seis meses após chegar ao Botafogo, Jair Cunha está de saída. O zagueiro foi vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por 12 milhões de euros (cerca de R$ 76,4 milhões na cotação atual) e jogará no futebol inglês a partir da próxima temporada europeia.
O negócio estava encaminhado desde antes da participação do alvinegro na Copa do Mundo de Clubes e foi concluído na noite de quarta-feira, em reunião entre os dirigentes do clube e o estafe do atleta de 20 anos.
Conforme apurado pelo GLOBO, faltavam apenas detalhes por parte de Jair, e tudo foi resolvido com a assinatura do contrato. O vínculo com o Forest será válido por cinco temporadas.
O zagueiro deixa o Botafogo após 22 jogos, com um gol e uma assistência. A bola na rede foi simbólica: a primeira do alvinegro na história do novo Mundial de Clubes, na vitória por 2 a 1 sobre o Seattle Sounders, dos Estados Unidos.
Na Inglaterra, Jair vai reencontrar Igor Jesus, que se tornou seu companheiro neste ano, no Rio de Janeiro – o atacante também foi vendido ao Nottingham Forest nesta janela. A viagem para a Inglaterra acontecerá nos próximos dias, e o zagueiro nem se reapresentará com o elenco alvinegro.
Tratado como promessa, Jair foi contratado junto ao Santos em janeiro. O negócio com o time paulista teve valores maiores que os da venda: 14 milhões de euros (cerca de R$ 89 milhões à época), sendo 12 fixos e dois em bônus.
A negociação evidencia a aproximação recente entre John Textor, dono da SAF do Botafogo, e Evangelos Marinakis, empresário grego que controla o Forest. Além de contratar Igor Jesus e Jair, Marinakis também demonstrou interesse em Cuiabano, mas o lateral-esquerdo deve permanecer, por enquanto.
O grego está de olho no mercado do futebol brasileiro e chegou a ensaiar um projeto de investimento nas categorias de base do São Paulo, em 2024. Agora, estreita laços com Textor.
Texto de: Davi Ferreira