BISPO DO MARAJÓ

Dom Teodoro é nomeado pelo Papa Leão XIV para cargo no Vaticano

Bispo do Marajó assume nova missão no Vaticano voltada ao diálogo entre religiões

Dom Teodoro é nomeado pelo Papa Leão XIV para cargo no Vaticano Dom Teodoro é nomeado pelo Papa Leão XIV para cargo no Vaticano Dom Teodoro é nomeado pelo Papa Leão XIV para cargo no Vaticano Dom Teodoro é nomeado pelo Papa Leão XIV para cargo no Vaticano
dom Teodoro Mendes Tavares, foi nomeado membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé.
dom Teodoro Mendes Tavares, foi nomeado membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé. Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 3 de julho, o bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo da CNBB, Dom Teodoro Mendes Tavares, foi nomeado pelo Papa Leão XIV como novo membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé. A nomeação reconhece sua trajetória dedicada à promoção do diálogo e da convivência entre diferentes crenças religiosas.

📖 Trajetória e missão

Dom Teodoro nasceu em 7 de janeiro de 1964, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, nação africana de língua portuguesa. Aos 20 anos, ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, onde professou os votos religiosos em 1986.

Foi ordenado padre em 11 de junho de 1993. No ano seguinte, em 1994, foi enviado ao Brasil como missionário, atuando por 16 anos na Prelazia de Tefé, no Amazonas, onde desenvolveu diversas funções pastorais e sociais.

Em 16 de fevereiro de 2011, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA) pelo Papa Bento XVI, sendo ordenado bispo em 8 de maio daquele ano. Já em 2015, foi escolhido pelo Papa Francisco para assumir a Diocese de Ponta de Pedras, inicialmente como coadjutor e, posteriormente, como bispo titular.

🕊️ Especialista em Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

Dom Teodoro possui vasta formação acadêmica na área ecumênica. É mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, de Dublin (Irlanda), com pós-graduação em Desenvolvimento e Estudos Franceses Modernos. Ao longo dos anos, atuou como professor de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, além de coordenar a Pastoral Ecumênica na Arquidiocese de Belém e a Pastoral das Comunidades Ribeirinhas.

Sua atuação pastoral e acadêmica o tornou referência nacional no campo do diálogo inter-religioso, tema que ganha ainda mais relevância diante dos desafios contemporâneos da convivência plural e da paz mundial.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.