
O mundo do futebol amanheceu de luto nesta quinta-feira (3). O atacante português Diogo Jota, de 29 anos, jogador do Liverpool F.C., e seu irmão André Felipe, de 25, morreram tragicamente em um acidente de carro na província de Zamora, na Espanha. Ambos estavam em um Lamborghini que saiu da pista no km 65 da rodovia A-52, na altura da cidade de Cernadilla (Puebla de Sanabria), por volta das 00h30 (horário local).
Segundo autoridades espanholas, o veículo pegou fogo imediatamente após sair da estrada. Os dois irmãos morreram carbonizados antes que pudessem ser socorridos. A esposa de Jota, Rute Cardoso, foi quem fez o reconhecimento dos corpos. O casal havia se casado há apenas onze dias e tinha três filhos.
Trajeto interrompido
De acordo com a família, Diogo Jota e o irmão tinham saído de Portugal com destino a Santander, onde pegariam um ferry para Portsmouth, na Inglaterra. A ideia era pernoitar em Benavente, mas eles não chegaram ao destino. Um parente próximo alertou sobre o desaparecimento e, mais tarde, as autoridades identificaram os corpos como sendo dos dois irmãos portugueses.
Suspeita de alta velocidade e pneu estourado
As primeiras investigações apontam para excesso de velocidade e o estouro de um pneu como possíveis causas do acidente. Diversas chamadas foram feitas ao serviço de emergência 1-1-2 de Castilla y León, relatando que o carro estava em chamas após sair da pista.
O alerta mobilizou equipes da Guarda Civil de Trânsito, Bombeiros da Diputación de Zamora e profissionais de emergência do centro de saúde de Mombuey, que confirmaram os óbitos no local.
Carreira brilhante e legado
Nascido em Massarelos, Porto, em 4 de dezembro de 1996, Diogo Jota iniciou sua carreira no Paços de Ferreira. Depois, passou pelo Atlético de Madrid, Porto e Wolverhampton, antes de se transferir ao Liverpool, em 2020, por 44 milhões de euros. Pela equipe inglesa, disputou mais de 130 partidas e se consolidou como uma das principais peças do ataque.
Pela seleção portuguesa, foi convocado para as Copas do Mundo de 2022 e para os Europeus de 2020 e 2024. Também conquistou a Liga das Nações da UEFA em 2019 e 2025.
A Federação Portuguesa de Futebol, o Liverpool F.C. e diversas personalidades do esporte se manifestaram nas redes sociais lamentando profundamente a tragédia e prometendo homenagens ao atleta.
VEJA IMAGENS DO ACIDENTE!
Imagens: Crédito CNN Portugal/Divulgação