A partir deste sábado, o Shopping Metrópole Ananindeua será palco de uma exposição interativa promovida pelo Centro Amazônico de Herpetologia. A mostra acontece no Piso L3, com funcionamento de segunda a sexta, das 13h às 22h, sábados das 10h às 22h e domingos das 12h às 22h.
Reunindo mais de 20 espécies de répteis, entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas, lagartos e tartarugas, a iniciativa busca quebrar preconceitos e aproximar o público da biodiversidade amazônica, através da educação e do contato direto com os animais.
Para Breno Almeida, biólogo e fundador do Centro Amazônico de Herpetologia, a exposição representa a concretização de um sonho antigo:
“Sempre acreditei no poder transformador do conhecimento. Desde pequeno, eu projetava meu serpentário. Hoje, ver esse sonho se concretizar em um espaço que une ciência, educação e preservação ambiental é muito gratificante. Nosso lema é ‘Criando Serpentes, Salvando Vidas’, porque acreditamos que só através da informação é possível combater o medo e promover o respeito pelos répteis. É daqui, é nosso, e queremos que a população se sinta parte disso.”
Nesta primeira etapa, o foco da exposição será nas espécies exóticas que chegaram ao Brasil, alertando sobre os riscos da bioinvasão e os impactos que esses animais podem causar na fauna nativa. Já em setembro, o tema passará a ser a conservação das espécies amazônicas, em sintonia com a realização da COP 30, quando o evento deverá receber visitantes estrangeiros e reforçar a importância da preservação da floresta.