O QUE FAZER?

Correios anunciam vazamento na base de dados cadastrais dos usuários

Cadastrados nos Correios receberam, nesta quarta (25), um comunicado da empresa sobre uma vulnerabilidade no sistema que causou um vazamento de dados pessoais

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Cadastrados nos Correios receberam, nesta quarta (25), um comunicado da empresa sobre uma vulnerabilidade no sistema que causou um vazamento de dados pessoais
Cadastrados nos Correios receberam, nesta quarta (25), um comunicado da empresa sobre uma vulnerabilidade no sistema que causou um vazamento de dados pessoais. Foto: Divulgação

Cadastrados nos Correios receberam, nesta quarta (25), um comunicado da empresa sobre uma vulnerabilidade no sistema que causou um vazamento de dados pessoais, como nome, CPF, email, data de nascimento e número de celular.

A empresa afirma que 2% da base de cadastro foi atingida, e que senhas ou credenciais não foram expostas. Também diz que já implementou medidas de segurança adicionais e que notificou a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), conforme exigido pela legislação.

David González, especialista em segurança da informação da Eset, empresa de antivírus, explica que esse tipo de vazamento é comum e não permite acesso direto a contas bancárias. Porém, segundo ele, cibercriminosos conseguem utilizar essas informações para aplicar golpes financeiros.

“Um exemplo claro é o golpe recente que usava o nome dos Correios e simulava um site quase idêntico ao oficial para convencer usuários a pagarem uma falsa taxa de importação. Muitos dos SMS enviados já traziam o primeiro nome da vítima, o que aumenta a sensação de legitimidade”, explica.

Sobre a segurança de manter uma conta nos sistemas dos Correios, o especialista diz que é preciso observar como a empresa lida com o incidente. “No caso em questão, o envio proativo de uma notificação aos usuários é um sinal positivo, pois indica que há uma política de transparência”, diz.

Em comunicado aos usuários, os Correios dizem que informaram seus clientes em conformidade com o artigo 48 da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que obriga os controladores a tornar pública, de forma imediata, a natureza dos dados expostos, as informações sobre os titulares envolvidos, as medidas de segurança tomadas e os riscos relacionados ao incidente.

Nas redes sociais, usuários publicaram a nota recebida.
O QUE FAZER SE MEUS DADOS FORAM EXPOSTOS?
David recomenda que usuários redobrem a atenção com comunicações inesperadas, especialmente as que pedem cliques ou dados pessoais. “Evite acessar links enviados por SMS, email ou aplicativos de mensagem sem verificar sua origem”, diz.

A recomendação é sempre digitar manualmente o endereço oficial da empresa -neste caso, correios.com.br- e checar se a informação procede.

“Também vale ativar a verificação em duas etapas em todos os serviços que permitirem, manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados e contar com uma solução de segurança confiável e bem configurada para bloquear possíveis ameaças”, acrescenta o especialista.

A Kaspersky, empresa de segurança digital, também recomenda utilizar serviços para monitoramento de CPF, que avisam se o número da vítima estiver circulando pela internet, e aplicativos que notificam sempre que uma compra online é feita em seu nome.

Uma opção é o sistema Registrato, do Banco Central, que permite fazer consultas de empréstimos e financiamentos, informar bancos onde a pessoa tem conta e cartão de crédito, além de listar as chaves Pix registradas.

Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América, orienta o uso de um email alternativo em cadastros mais simples e pontuais, para não colocar em risco a conta associada a bancos, redes sociais e serviços governamentais.
“Além disso, evite indicar seu nome real e endereço residencial. Minta seus dados pessoais, sem culpa, exceto para o caso de operações de compra”, diz o diretor.

GABRIELA CECCHIN