Em um importante avanço para a saúde feminina, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA) agora oferece atendimento de urgência e emergência ginecológica. Antes voltado exclusivamente para casos de violência sexual e doméstica, o serviço passa a incluir outras condições clínicas que exigem cuidado imediato.
Segundo a diretora-geral do hospital, médica intensivista Nelma Machado, a medida contempla mulheres com sangramentos agudos, dores pélvicas intensas — comuns em casos de endometriose, cistos e abscessos ovarianos — além de inflamações mamárias em lactantes e infecções como a Bartolinite, inflamação nas glândulas de Bartholin, que pode causar dor intensa e formação de abscesso.
“Com essa nova porta de entrada, conseguimos oferecer um ciclo completo de cuidado à mulher, da prevenção até o atendimento em situações críticas”, destacou Nelma Machado.
O novo perfil de atendimento é voltado para mulheres a partir de 19 anos e reforça o compromisso do Governo do Pará com uma política de saúde integral e humanizada para o público feminino.
O HMPA segue sendo um espaço seguro, acolhedor e especializado, e atende demandas crescentes por mais acesso à saúde feminina em situações emergenciais.
📍 Como acessar o serviço:
Para consultas e exames no HMPA, a mulher deve buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em seu município ou região, ou conseguir encaminhamento médico pelas Usinas da Paz.
📌 Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175 – Bairro de São Brás, Belém (PA).