NOTIFICAÇÕES

Governo investiga preços abusivos de hotéis para COP30 em Belém

Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR
Hotéis em Belém são notificados por aumentos excessivos antes da COP30 Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, abriu um procedimento para apurar indícios de preços abusivos praticados por hotéis em Belém, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro de 2025.

Segundo documento obtido pela CNN, a Senacon notificou pelo menos 23 hotéis para que apresentem explicações e documentos que justifiquem os aumentos. Há relatos de pacotes de hospedagem chegando a custar até R$ 2 milhões, o que representaria um reajuste superior a 1.000% em relação à média histórica de preços na capital paraense.

Investigação de Preços Abusivos em Hotéis para a COP30

A Senacon considera que esse comportamento representa uma ameaça à imagem do Brasil no cenário internacional, especialmente como anfitrião de grandes eventos. A secretaria solicitou um conjunto de 16 informações, entre elas:

  • Comparativos de preços entre a COP30 e o Círio de Nazaré;
  • Notas fiscais de investimentos;
  • Contratos com fornecedores;
  • Planilhas de custos operacionais e de pessoal.

Reação do Setor Hoteleiro

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), seccional Pará, manifestou preocupação com as notificações, alegando que as solicitações são excessivas, baseadas apenas em reportagens, sem estudos técnicos que justifiquem a medida.

Com informações da CNN Brasil