SERVIÇO

Portabilidade de consignado já pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital

Trabalhadores com carteira assinada já podem solicitar a portabilidade de empréstimos consignados diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Carteira de Trabalho Digital Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Carteira de Trabalho Digital Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Trabalhadores com carteira assinada já podem solicitar a portabilidade de empréstimos consignados diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A funcionalidade entrou em operação nesta semana e permite que o empregado transfira seu contrato de crédito consignado de uma instituição financeira para outra com condições mais vantajosas.

A novidade tem o objetivo de facilitar o processo, dar mais autonomia ao trabalhador e estimular a concorrência entre os bancos, o que pode resultar em juros menores.

A portabilidade pode ser feita por qualquer trabalhador do setor privado que tenha contrato de empréstimo consignado ativo. Pelo aplicativo, é possível consultar os dados do contrato atual e iniciar a solicitação de migração para outra instituição, sem necessidade de ir presencialmente ao banco ou ao RH da empresa.

O Ministério do Trabalho informou que a nova funcionalidade integra os esforços de digitalização dos serviços públicos e deve beneficiar milhões de brasileiros.