Aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados indevidamente de seus pagamentos feitos pelo INSS já podem ir às agências dos Correios, onde vão receber atendimento presencial, para solicitar informações sobre a devolução. O serviço foi concebido especialmente para quem tem dificuldade com atendimento pelos canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. No Pará, são 108 agências em municípios de todas as regiões do Estado.
Belém é onde ficam o maior número de agências, com sete pontos de atendimento. Na sequência aparecem Ananindeua, com três, Altamira, Marabá e Parauapebas, com duas agências cada. O Correios está presente em quase todos os municípios paraenses, inclusive no Marajó.
O atendimento presencial vai permitir àqueles que foram lesados consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos associativos realizados sem autorização em seus benefícios. Em todo o Brasil, são mais de cinco mil agências participantes em todas as regiões e unidades federativas.
A iniciativa amplia de forma significativa a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em localidades sem unidades próprias do INSS. “Queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver as situações pelo aplicativo ou pelo telefone 135”, afirma o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
“Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica. É esse atendimento mais humano e próximo que o nosso público merece e precisa.”
Para regiões não atendidas pelas agências habilitadas, ações itinerantes e mutirões de atendimento estão sendo planejados para garantir a universalização do serviço.
A parceria entre o INSS e os Correios prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Nas agências, aposentados e pensionistas podem: consultar se houve algum desconto em seu benefício; contestar descontos não autorizados; confirmar se algum desconto foi autorizado; acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis); analisar documentos enviados por associações; receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS
ATENÇÃO AOS GOLPES
O governo federal alerta que ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas pelo aplicativo, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios.