PASSEIO GARANTIDO

Bosque Rodrigues Alves terá entrada gratuita no último fim de semana de cada mês

Medida busca ampliar o acesso da população ao espaço e fortalecer o contato com a natureza.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Bosque Rodrigues Alves – Jardim Zoobotânico da Amazônia, um dos principais patrimônios naturais e culturais de Belém, passará a ter entrada gratuita para todos os visitantes no último final de semana de cada mês. O anúncio foi feito neste domingo (25) pelo prefeito de Belém, Igor Normando, por meio das redes sociais.

A iniciativa visa democratizar o acesso ao espaço, estimular o lazer em contato com a natureza e reforçar o papel do Bosque como um centro de educação ambiental e turismo sustentável. “O Bosque Rodrigues Alves é um patrimônio histórico da nossa cidade que por muitos anos ficou esquecido. Estamos revitalizando todo o Bosque e tem uma notícia muito boa: o último final de semana do mês vai ter Bosque de graça. E no domingo é Bosque de graça e geladão de graça. Vem com a sua família e vem participar desse grande momento que a nossa cidade está vivendo”, declarou o prefeito Igor Normando.

Patrimônio e Acesso Gratuito

Inaugurado em 1883, o Bosque Rodrigues Alves ocupa uma área de aproximadamente 15 hectares de floresta nativa amazônica preservada. O espaço abriga cerca de 10 mil plantas regionais e mais de 300 animais de 40 espécies diferentes, entre quelônios, primatas e aves, como as araras-canindé – que recentemente ganharam um novo viveiro adaptado para garantir bem-estar e segurança.

Além de ser um refúgio verde no coração da cidade, o Bosque oferece trilhas, visitas orientadas e atividades educativas voltadas para públicos de todas as idades. Com essas ações, o local cumpre uma importante função na conservação ambiental e na promoção da educação ecológica.

Informações sobre Funcionamento e Ingressos

Atualmente, o Bosque funciona de terça a domingo, das 8h às 16h. O valor da entrada é de R$ 2, com meia-entrada para estudantes. Crianças de até seis anos e idosos com 60 anos ou mais já têm acesso gratuito. Com a nova medida, a gratuidade será ampliada a todos os visitantes no último fim de semana de cada mês, fortalecendo ainda mais o papel do espaço como destino acessível para lazer, cultura e educação.