INFÂNCIA

Domingo de muitas brincadeiras com as crianças

Diversas são as brincadeiras que os pequenos podem fazer na companhia de amigos ou dos próprios responsáveis.

BELEM-PARA-BRASIL-25-05-2025-FOTOS ANTONIO MELO-( PRAÇA DA REBUBLICA-ID-929147)( FELIPE COENTRO E O FILHO MICAEL)
BELEM-PARA-BRASIL-25-05-2025-FOTOS ANTONIO MELO-( PRAÇA DA REBUBLICA-ID-929147)( FELIPE COENTRO E O FILHO MICAEL)

O Dia Internacional do Brincar é celebrado anualmente em 28 de maio. É uma data que destaca a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e a promoção do direito ao lazer, previsto no Artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Diversas são as brincadeiras que os pequenos podem fazer na companhia de amigos ou dos próprios responsáveis. Seja em ambiente aberto ou fechado, o brincar contribui para o bem-estar infantil. Um espaço bastante utilizado para esta finalidade é a Praça da República, em Belém, principalmente aos domingos.

Por lá, sempre que pode a auxiliar administrativa Carol Silva, 41, leva a filha Sara, 4, para brincar e usufruir o espaço arborizado da praça. No local, uma das brincadeiras que Sara fazia ontem era brincar de médica com a mãe, usando um estetoscópio de brinquedo, atividade lúdica que Carol considera muito importante para a filha.

Além disso, a auxiliar administrativa ressalta que dedicar um momento de brincadeira com a filha é importante para estreitar ainda mais o amor entre mãe e filha, assim como estimular a criatividade por meio do brincar. “É uma forma de quebrar a rotina e ainda fazer ela gastar energia com algo proveitoso e divertido”, comenta.

A Praça da República também é um espaço frequentado pelo engenheiro civil Felipe Coentro, 33, juntamente com o filho Micael, 4. Por ser um espaço amplo, é o ambiente ideal para correr ao ar livre ou brincar de futebol, atividades que o engenheiro faz com o Micael no local.

Finais de Semana na Praça: Momentos de Lazer em Família

Por conta da rotina corrida durante a semana, dividida entre o trabalho de Felipe e a escola do Micael, os finais de semana são os melhores dias para as brincadeiras entre pai e filho. “Eu sempre venho com meu filho aqui na Praça da República para ele se distrair e aproveitar. É um espaço grande, aberto, que ele extravasa”, afirma Felipe Coentro.

PRAÇA DA REPÚBLICA. JULIANA CALVALCANTE E A FILHA ANA LUIZA (FOTO: ANTONIO MELO)

Para a concurseira Juliana Cavalcante, 24, que leva a filha Ana Luiza, 1 ano e 6 meses, para brincar na Praça da República, ter estes momentos com a filha é fundamental para o desenvolvimento dela, ainda mais nessa fase da primeira infância, quando esta etapa inclui o desenvolvimento motor (rolar, sentar, engatinhar, andar) e o estabelecimento de vínculos afetivos.

Juliana explica que uma das principais brincadeiras que a filha gosta é do pula-pula, também conhecido como cama elástica, brinquedo bastante popular em festas infantis e parques de diversões. “Ela se diverte e gosta bastante. É bom pra ela ter esses momentos”.