ABORDAGEM

Operação da Marinha intercepta carregamento ilegal de madeira no Rio Pará

A ação de patrulha naval da Marinha do Brasil (MB), com participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Oeiras do Pará.

Operação da Marinha intercepta carregamento ilegal de madeira no Rio Pará

A ação de patrulha naval da Marinha do Brasil (MB), com participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Oeiras do Pará, resultou, nesta sexta-feira (23), no apresamento (captura) de um barco empurrador e de duas balsas que transportavam cerca de dois mil metros cúbicos de madeira. A abordagem foi realizada pelo Navio-Patrulha (Npa) “Pampeiro”, no Rio Pará, nas proximidades do município de Curralinho, localizado no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará.

Os responsáveis pela carga apresentaram notas e guias florestais incompletas, em desacordo com a legislação ambiental vigente. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Oeiras do Pará estima a aplicação de R$ 600 mil em multas.

O carregamento era composto por toras das espécies jarana, tauari, louro-preto, louro-amarelo, andiroba e sucupira. As embarcações foram carregadas no município de Prainha e tinham como destino o município de Moju.

Além das irregularidades referentes à legislação ambiental, as embarcações não dispunham de condutor habilitado e também apresentavam excesso de carga e discrepâncias quanto a itens de segurança da navegação.

Apresamento de Embarcações no Rio Pará

O empurrador e as balsas apresadas foram escoltados pelo NPa “Pampeiro” até um porto nas proximidades de Curralinho, onde ficarão sob a guarda do órgão ambiental de Oeiras do Pará até que as investigações e trâmites administrativos do caso estejam concluídos.