
Nesta sexta-feira (23), o programa #BotaPraAndar, do Ministério das Cidades, foi realizado no município de Benevides (PA), no auditório da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA). A ação reuniu prefeitos e representantes de dez municípios da Grande Belém e da região do Salgado, com o objetivo de acelerar obras e destravar investimentos federais.
O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, e da prefeita de Benevides, Luziane Solon, que foram recepcionados pelo pastor Herbert Cleber. Em um ato simbólico, o ministro participou do plantio de 40 mudas de árvores amazônicas no Bosque das Tradições, reforçando o compromisso ambiental da iniciativa.
Segundo o ministro, o programa nasceu com a missão de destravar obras paralisadas do Minha Casa, Minha Vida. “Chegamos a ter 87 mil moradias paradas no Brasil. No Pará, eram mais de 14 mil. Hoje, resta apenas um contrato suspenso, que também será retomado em breve”, afirmou Jader Filho.
Após o evento, o ministro realizou atendimentos individuais com os prefeitos, acompanhados por técnicos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, para alinhar soluções específicas para os projetos em andamento nos municípios.
A prefeita Luziane Solon destacou a importância da aproximação com o governo federal:
“Essa parceria facilita o diálogo técnico e fortalece os municípios. Estamos construindo um legado que vai transformar vidas.”
Além de Benevides, participaram da rodada representantes de Ananindeua, Bujaru, Colares, Marituba, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas e Vigia.
Neste sábado (24), o programa segue para Paragominas, no sudeste do estado, para uma nova rodada de reuniões com oito municípios da região do Rio Capim, onde há R$ 314,2 milhões em investimentos previstos.
Desde abril, o #BotaPraAndar já passou por Moju e Benevides, pactuando prazos e destravando projetos do Novo PAC e do Minha Casa, Minha Vida em várias regiões do Pará.