TESTES NEGATIVOS

Gripe aviária: Pará sem casos confirmados; investigações continuam

O material coletado no último dia 19 de maio, no município de Eldorado dos Carajás, testou negativo para Influenza Aviária e para a Doença de Newcastle.

O Diário Oficial do Estado trouxe na edição de hoje o Decreto nº 4.694º, assinado pelo governador Helder Barbalho, que declara Estado de Emergência Sanitária no Estado
O Diário Oficial do Estado trouxe na edição de hoje o Decreto nº 4.694º, assinado pelo governador Helder Barbalho, que declara Estado de Emergência Sanitária no Estado. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) informou que o material coletado no último dia 19 de maio, no município de Eldorado dos Carajás, testou negativo para Influenza Aviária e para a Doença de Newcastle — infecções respiratórias que acometem aves silvestres e domésticas.

A investigação foi realizada por meio de três procedimentos padrão voltados à análise clínica e epidemiológica de síndromes respiratórias e neurológicas em aves de propriedades de subsistência. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (LFDA-MAPA).

A Adepará ainda aguarda os resultados de outras duas amostras: uma também coletada em Eldorado dos Carajás e outra em Abel Figueiredo. A Agência reforça seu compromisso com a saúde pública e com a proteção do setor agropecuário paraense. Ela também lembra que a comunicação de qualquer suspeita de doença em aves é uma obrigação de rotina dentro do Serviço Veterinário Oficial.

Enquanto isso, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), localizado em Campinas, investiga a presença do vírus da gripe aviária em amostras de pelo menos 12 animais de diferentes estados. As análises são feitas, geralmente, após o abate das aves sob suspeita.

A intensificação das blitze sanitárias ocorre após a confirmação de casos de gripe aviária no Rio Grande do Sul, onde a doença já resultou na morte de milhares de aves — incluindo frangos, patos e cisnes. Estão sob investigação uma galinha comum e um capote (galinha-d’angola) no Ceará, sete frangos no Tocantins, além de galinhas em Santa Catarina e no próprio Rio Grande do Sul, onde os primeiros casos foram registrados.

Sobre a Influenza Aviária

A Influenza Aviária, ou gripe aviária, afeta majoritariamente aves, mas já foi identificada também em mamíferos, incluindo bovinos. A transmissão ocorre por meio do contato direto com animais infectados, bem como por água ou materiais contaminados. Embora rara em humanos, é importante manter-se informado e seguir as orientações de prevenção.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o consumo de carnes e ovos continua seguro, desde que os alimentos sejam devidamente preparados.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.