
A Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE), vinculada à Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), trabalha constantemente para encontrar e devolver celulares roubados em grandes eventos na capital paraense. A maior parte dos casos aconteceu durante partidas de futebol nos estádios da capital.
Na manhã desta quinta-feira (22), dez celulares foram entregues aos seus donos, mostrando o compromisso da polícia em recuperar os bens furtados. Na ação, denominada “Lance Limpo”, os policiais civis conseguiram recuperar os celulares que foram subtraídos das vítimas através da atuação dos “lanceiros”, criminosos que aproveitam a confusão das multidões para furtar rapidamente.
Durante as investigações, algumas pessoas foram autuadas pelo crime de receptação. Elas assinaram um compromisso para comparecer à Justiça quando forem chamadas.
Recomendações da DPTGE
A DPTGE recomenda que quem frequenta estádios e eventos tome cuidados simples para proteger o celular, como usar senha, ativar o rastreamento, carregar o aparelho junto ao corpo e ficar atento em locais com muita gente, como arquibancadas e filas.
Em casos de furto ou roubo, o registro do Boletim de Ocorrência é essencial para que a polícia possa dar início às investigações, buscar a recuperação dos bens e responsabilizar os autores.