Um total de 32 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro divulgaram, neste sábado (17), um manifesto com duras críticas à atual gestão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e anunciaram apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos — presidente da Federação Paulista de Futebol — à presidência da entidade.
No entanto, Remo e Paysandu não assinaram o documento e devem seguir o posicionamento da Federação Paraense de Futebol (FPF), que apoia Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), também pré-candidato ao cargo máximo da CBF.
No manifesto, os clubes afirmam que o futebol brasileiro precisa de mudanças urgentes:
“Afastados, banidos e impugnados, nenhum dos últimos cinco presidentes da CBF concluiu o mandato. O futebol brasileiro não pode mais ser jogado nos tribunais. Ele precisa voltar aos gramados”, diz o texto.
A carta, assinada por clubes das duas principais divisões nacionais — incluindo membros da Libra e da Liga Forte União (LFU) — surgiu após uma reunião entre dirigentes que se disseram excluídos das articulações políticas que envolvem a sucessão na CBF.
São signatários clubes como Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Fluminense, Internacional, Bahia, Cruzeiro, Santos, Fortaleza, entre outros.
Ao todo, oito clubes não se manifestaram publicamente sobre a sucessão: Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Volta Redonda, Paysandu, Remo e Athletic-MG.
Segundo a CNN Brasil, Samir Xaud conta com o apoio de 22 federações estaduais, enquanto a eleição foi marcada para o dia 25 de maio, conforme determinação judicial. As chapas devem ser registradas até 20 de maio.
O manifesto também critica a condução do processo eleitoral:
“Após uma decisão judicial proferida na última quinta-feira, foi designada – em apenas 24 horas – uma nova eleição na CBF, com prazo de quatro dias para o registro de chapas. E mais: o pleito foi marcado para um domingo, em plena rodada do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez, o pensamento não é sobre o futebol. O jogo é outro: impedir que os clubes sejam os legítimos protagonistas das decisões”.
Críticas à CBF e Apoio a Reinaldo Carneiro Bastos
Ainda neste sábado, diversos ex-jogadores campeões mundiais, entre eles Cafu, também se manifestaram nas redes sociais em apoio a mudanças na CBF e denunciaram o que classificam como crise institucional na entidade.