A HORA É ESSA!

Paysandu duela com o Goiás por uma reação em grande estilo na Série B

Paysandu busca a primeira vitória na Série B diante do Goiás, líder do campeonato, neste domingo, em reedição da final da Copa Verde.

Benítez é uma das esperanças e gol do time bicolor - Foto: Jorge Luis Totti/PSC
Benítez é uma das esperanças e gol do time bicolor - Foto: Jorge Luis Totti/PSC

O jogo dos opostos ou dos extremos, como queira, coloca frente a frente, neste domingo, no Mangueirão, Paysandu e Goiás-GO, pela 8ª rodada da Série B do Brasileiro. Enquanto o Papão ocupa a “vice-lanterna” do campeonato, na 19ª na tabela de pontuação, com apenas três pontos, o Verdão do Planalto está lá no alto da classificação, sendo o líder do campeonato, com 16 pontos. Ainda que venha a vencer o confronto, o Papão tem remotas chances de deixar a zona de rebaixamento à Série C de 2026. O principal objetivo mesmo do time bicolor, neste momento, é conseguir a sua primeira vitória na Segundona, depois de três empates e quatro derrotas.

O jejum de vitória já vem incomodando ao time, conforme admitem o técnico Luizinho Lopes e seus jogadores, e mais ainda os torcedores do clube. O resultado esteve perto de acontecer na última quarta-feira, quando a equipe chegou a fazer 2 a 0 sobre o América-MG, em Belo Horizonte, mas cedeu o empate, por 2 a 2, em apenas três minutos. O Goiás, por sua vez, vem a Belém em situação confortável, não só pela liderança que ocupa no campeonato, mas, também, por ter feito o seu dever de casa na rodada passada, batendo o Coritiba-PR, em Goiânia, por 1 a 0.

Retrospecto recente entre Paysandu e Goiás

Será o terceiro encontro entre as equipes na atual temporada. Antes, em dois jogos pela final da Copa Verde, Papão e Verdão ficaram no empate, primeiro em Belém, por 0 a 0, e, depois, em Goiânia, por 1 a 1, o que levou a decisão do título, faturado pelo time paraense, para os tiros livres da marca do pênalti: 5 a 4. Agora, o visitante tentará dar o troco ao oponente, até como uma forma de se “limpar” com sua torcida e, ao mesmo tempo, consolidar sua primeira colocação dentro da competição. O resultado, portanto, é crucial para o time goiano, que tem o Remo, vice-líder, em sua cola.

Desempenho das equipes na temporada

Embora os bicolores reclamem da maratona de jogos do time na temporada, que tem servido de justificativa para a campanha desastrosa do grupo neste início de Série B, o Goiás já jogou mais vezes este ano que o Paysandu: 29 partidas, contra 28 de seu adversário. O retrospecto do Verdão registra jogos pelo Campeonato Goiano, Copa Verde e Brasileiro. Já o Paysandu esteve envolvido na Supercopa Grão-Pará (um jogo), Campeonato Paraense e Copa Verde, disputando ainda, além da Série B, a Copa do Brasil, pela qual fará o jogo de volta, contra o Bahia-BA, em Salvador, dia 21.