
As inscrições para o concurso do Instituto Rio Branco foram adiadas para começar na segunda-feira (19), às 10h. Originalmente, o edital previa a abertura do prazo para a sexta-feira (16). A atualização do cronograma foi divulgada no Diário Oficial da União. O certame oferece 50 vagas para o cargo de diplomata. Em início de carreira, o salário é de R$ 22.558,56.
Podem concorrer candidatos com curso superior em qualquer área. Os aprovados receberão treinamento para trabalhar em unidades do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no Brasil e também fora do país.
A carreira diplomática começa como terceiro-secretário. A posição máxima que pode ser alcançada é a de ministro de primeira classe (embaixador) — por lei, a chegada ao último posto leva, no mínimo, 20 anos. Em relação às cotas, o certame respeita os percentuais mínimos previstos em lei: 10 vagas são reservadas a negros e 3 a pessoas com deficiência. As demais 37 oportunidades são para ampla concorrência.
Como se inscrever
O prazo para que os interessados se inscrevam ficará aberto até 4 de junho, às 18h. Para concorrer, será necessário realizar cadastro pelo site www.cebraspe.org.br. A taxa foi fixada em R$ 229.
Quem desejar obter isenção do pagamento terá todo o período de inscrições para solicitar o benefício. A gratuidade é destinada a candidatos que se encaixam em uma das condições a seguir: beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal; doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.