
Belém e Pará - A partir das 20h desta sexta-feira (16), o trânsito nas Avenidas Visconde de Souza Franco e Almirante Tamandaré, em Belém, sofrerá mudanças temporárias devido ao avanço das obras de saneamento na cidade. As modificações fazem parte dos preparativos para a COP30, a Conferência Mundial do Clima, que será realizada em Belém em novembro de 2025.
Para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres, ciclistas e motoristas, as seguintes vias serão interditadas:
- Rua São Francisco, com as duas marginais da Avenida Tamandaré: bloqueio total de 16/05, às 20h, até 18/05, às 17h;
- Rua São Pedro, com a marginal esquerda da Avenida Tamandaré: bloqueio total em 17/05, das 7h às 17h;
- Cruzamento da Avenida Visconde de Souza Franco, entre as Ruas Manoel Barata e Jerônimo Pimentel: bloqueio total de 17/05, às 7h, até 18/05, às 17h;
- Avenida Senador Lemos, entre a Avenida Visconde de Souza Franco e a Travessa Wandenkolk: bloqueio total noturno de 17/05, às 22h, até 18/05, às 5h.
Saneamento e Obras em Belém
Saneamento da Sub-Bacia do Una
A primeira etapa do saneamento da Sub-Bacia 4.1.1 do Una, que já está com 41% de execução, é um projeto importante realizado pelo Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal via Itaipu Binacional. A obra inclui a construção de uma nova rede de coleta de esgoto, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e evitar o lançamento inadequado de esgoto na região. O resíduo coletado será tratado na Estação do Una, na Rodovia Arthur Bernardes.
A obra inclui a instalação de 7.600 metros de rede coletora de esgoto, aproximadamente 140 unidades de Poços de Visita (PV), cerca de 700 unidades de ramais domiciliares, além da demolição e recomposição de pavimento asfáltico e construção de uma estação elevatória e um abrigo para gerador.
Avanços no Saneamento da Tamandaré
Saneamento da Tamandaré
O saneamento da Bacia da Tamandaré, com 32% de execução, também está em andamento. Esta obra também é executada pelo Governo do Pará, por meio da Seop, e inclui 9.500 metros de rede coletora de esgoto, 150 unidades de poços de visita, cerca de 1.020 unidades de ramais domiciliares, além da construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, Estação Elevatória de Esgoto e Estação Elevatória de Águas Pluviais.