E TUDO VIROU CINZAS

Aeronave com maconha incendeia após pouso forçado no Pará; vídeo

Dezenas de imagens e vídeos circularam nas redes sociais mostrando uma aeronave de pequeno porte em chamas em Altamira.

Dezenas de imagens e vídeos circularam nas redes sociais mostrando uma aeronave de pequeno porte em chamas em Altamira.
Dezenas de imagens e vídeos circularam nas redes sociais mostrando uma aeronave de pequeno porte em chamas em Altamira.

Dezenas de imagens e vídeos circularam nas redes sociais nesta quinta-feira (15) mostrando um avião de pequeno porte em chamas na região conhecida como Travessão do Carneiro, na gleba Assurini, a cerca de 180 km da sede de Altamira, no sudoeste do Pará.

Segundo relatos de moradores, o avião voava em baixa altitude sobre uma área de mata fechada e vegetação rasteira. Logo após, uma “fumaça branca” teria sido vista no horizonte, indicando a possível queda da aeronave. Pouco depois, um helicóptero da Polícia Federal sobrevoou a área.

Nas imagens seguintes, é possível ver um grupo de moradores chegando ao local da queda. A aeronave estava completamente destruída pelas chamas, com parte da carga ainda em combustão. Em áudios e vídeos feitos pelos próprios moradores, comenta-se que o avião transportava um carregamento de maconha, hipótese reforçada por agentes que estiveram na operação.

Fontes locais não confirmadas levantaram a possibilidade de que a aeronave teria sido abatida por um caça da Força Aérea Brasileira (FAB), que supostamente sobrevoava a região — informação ainda não oficializada. No entanto, a hipótese mais provável, segundo fontes ouvidas pelo jornal O Diário, é que a aeronave sofreu um problema mecânico e o piloto teria tentado um pouso forçado, incendiando o avião em seguida para eliminar provas, antes de fugir pela mata.

Investigação e Operação da Polícia Federal

Uma fonte da Polícia Federal de Santarém informou que a corporação já realizava uma operação na região quando se deparou com o avião em atitude suspeita. Foi feito o acompanhamento até o pouso forçado. Após a queda, o piloto teria ateado fogo na aeronave.

A PF conseguiu pousar um helicóptero nas proximidades, e parte do material entorpecente foi apreendido antes que fosse completamente destruído pelas chamas.

Em um dos vídeos que circulam nas redes, moradores se aproximam da aeronave ainda em chamas. Um dos agentes federais solicita que todos se afastem da área para garantir a segurança e permitir a realização da perícia.

As investigações estão em andamento para confirmar a origem da droga, a rota da aeronave e identificar os envolvidos.