Neste domingo (18), o Governo do Pará entrega oficialmente a obra de requalificação do Canal da Cipriano Santos, no bairro da Terra Firme, em Belém. A intervenção é parte do pacote de obras estruturantes da COP30, que deixará um legado duradouro de infraestrutura urbana, saneamento e qualidade de vida para a capital paraense.
Com investimento de R$ 112,2 milhões, realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a obra integra o projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e vai beneficiar diretamente cerca de 300 mil pessoas. O evento de entrega será realizado às 10h, na Avenida Cipriano Santos, entre a Alameda José Alves e a Avenida Perimetral.
Obra transforma realidade da Terra Firme
Coordenada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a intervenção no canal incluiu:
- Recuperação estrutural das paredes do canal;
- Implantação de novas redes de abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário;
- Pavimentação das vias laterais;
- Construção de 4 pontes e 7 passarelas para travessia segura;
- Aterramento de quintais e urbanização completa com ciclofaixa.
O projeto resolve um dos principais problemas históricos da região: os frequentes alagamentos. A nova infraestrutura melhora a mobilidade urbana, valoriza os imóveis e oferece mais segurança e dignidade para os moradores da Terra Firme e bairros vizinhos como Guamá, Marco e Canudos.
Governo investe em requalificação de 17 canais na capital
Desde 2019, o Governo do Pará já investiu mais de R$ 1,6 bilhão na requalificação de 17 canais urbanos em Belém, com impacto positivo direto na vida de mais de 520 mil pessoas. Entre as obras já entregues, destacam-se:
- Saneamento completo do Canal do Tucunduba (iniciado na década de 1990);
- Trecho do Canal União;
- Etapa final do Canal da Mundurucus;
- Canal da Timbó, primeira obra entregue como legado da COP30;
- Primeira etapa do Canal da Gentil.
Atualmente, estão em andamento obras em 14 canais, sendo 13 deles incluídos no pacote da COP30, com previsão de entregar mais de 10 quilômetros de novas áreas urbanizadas em Belém.
Canais com obras em execução
- Nova Doca
- Nova Tamandaré
- Bengui
- Marambaia
- Vileta
- União
- Leal Martins
- Gentil Bittencourt
- Caraparu
- Cipriano Santos
- Mártir
- Murutucu
- Lago Verde
- Sapucajuba
Essas obras consolidam o compromisso do Governo do Pará com o desenvolvimento sustentável da capital, unindo ações de saneamento, urbanização e combate às mudanças climáticas — pilares centrais da realização da COP30.