Pará - Entre os dias 14 e 18 de maio, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) convida o público a participar das atividades comemorativas ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, e à 23ª Semana Nacional de Museus. A edição deste ano tem como tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O objetivo é debater questões como o patrimônio imaterial e o impacto das novas tecnologias na transformação dos museus em centros sustentáveis e inovadores.
A Semana Nacional de Museus, uma iniciativa anual que mobiliza museus e instituições culturais de todo o país, conta com a participação de mais de mil museus. Durante a semana, são oferecidas diversas atividades, tanto presenciais quanto online, incluindo exposições, palestras, visitas guiadas, oficinas e apresentações artísticas. Para mais informações sobre a programação nacional, acesse o site oficial do evento: visite.museus.gov.br.
O Museu Goeldi abraça o tema proposto pelo Ibram e oferece uma programação diversificada que destaca como a instituição interage com as comunidades em constante transformação da Amazônia.
Programação do Museu Goeldi
A programação de 2025 do Museu Goeldi, um dos maiores e mais antigos museus de história natural e etnografia do Brasil, inclui mesas-redondas, palestras, lançamento de livro, exposições e o projeto “Círculo de Memória”. As atividades abordam temas como saberes tradicionais, ciência e educação museal.
Segundo Emanoel Fernandes Jr., coordenador de Museologia do Museu Goeldi, a Semana Nacional de Museus é uma oportunidade importante para promover o diálogo entre museus e sociedade, além de discutir a preservação do patrimônio natural e cultural. “A programação do Museu Goeldi para a Semana de Museus 2025 demonstra o compromisso da instituição em ser um agente ativo na comunidade, promovendo o conhecimento e o diálogo em um contexto de rápidas transformações”, explica Emanoel.
Programação por dia
14 de maio (terça-feira)
- 10h às 12h: Mesa-redonda “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, com participação de Sue Costa, Ana Harada e especialistas de diversas Reservas Extrativistas (RESEX) da Amazônia.
- 14h às 16h: Mesa-redonda “O Papel das Instituições de Pesquisa nas Unidades de Conservação com Foco nas Reservas Extrativistas Marinhas”, com a participação de Maria Augusta Lima (ICMBio), Gilberto Rocha (UFPA), entre outros.
15 de maio (quarta-feira)
- 8h30 às 17h: WallDay – Programação sobre Alfred Russel Wallace, cofundador da teoria da evolução, com palestras e mesa-redonda, organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade e Zoologia do Museu Goeldi.
17 de maio (sexta-feira)
- 9h às 13h: “Círculo da Memória”, projeto do Fórum de Museus da Amazônia, que fortalece o acervo de saberes e fazeres de Pontos de Memória da região, com participação de diversas instituições e comunidades amazônicas.
- 10h: Abertura da exposição “Semeando a Vida: Como ocorre a dispersão de sementes na Amazônia”, no Centro de Ciências e Planetário do Pará, em parceria com o Museu Goeldi.
18 de maio (sábado)
- 10h: Abertura da mostra científica “Os anfíbios da Coleção Emília Snethlage”, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, com a participação de especialistas como Alexandre Missassi e Mayara Larrys.
A programação completa do Museu Goeldi para a 23ª Semana Nacional de Museus está disponível nas redes sociais e no site oficial da instituição.