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INSS: como saber se você teve descontos irregulares e pedir seu dinheiro de volta

Nesta terça-feira (12), 9 milhões de aposentados e pensionistas vão receber um aviso do INSS informando que tiveram descontos ilegais.

Nesta terça-feira (12), 9 milhões de aposentados e pensionistas vão receber um aviso do INSS informando que tiveram descontos ilegais.
Nesta terça-feira (12), 9 milhões de aposentados e pensionistas vão receber um aviso do INSS informando que tiveram descontos ilegais.

Nesta terça-feira (12), 9 milhões de aposentados e pensionistas vão receber um aviso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informando que tiveram descontos de associações e sindicatos em seus benefícios e que poderão pedir a devolução dos valores que não foram autorizados.

Todos os avisos serão enviados dentro do aplicativo ou site do Meu INSS, que precisa de cadastro com login e senha. Também há a opção de pedir informações por telefone, na Central 135.

Para evitar cair em golpes, o aposentado não deve passar dados pessoais se receber ligações telefônicas nem acessar links enviados por WhatsApp, email ou SMS, pois o INSS não entrará em contato.

Quem teve um desconto indevido, sem ter autorizado a entidade, poderá pedir o reembolso, a partir desta quarta-feira (13), também dentro do Meu INSS. Serão devolvidos os valores descontados indevidamente entre março de 2020 e março de 2025.

O INSS estuda utilizar as agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal para prestar atendimento aos aposentados.

Em nota, os Correios afirmam que seguem à disposição para apoiar as iniciativas do governo federal. “As tratativas estão em andamento, e qualquer nova informação será amplamente divulgada por nossos canais oficiais”, diz a entidade.

A Caixa diz que reafirma seu papel como principal parceira do governo federal na execução de políticas públicas e informa, em nota, que apoia e “está pronta para contribuir com as iniciativas do governo em prol da população brasileira”.

Consulta e Devolução de Valores

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou na última quinta (8), que a consulta será feita em duas etapas: nesta terça, o sistema mostrará apenas que o segurado teve descontos associativos, sem detalhar o nome da entidade e o valor total debitado nos últimos anos.

Já na quarta-feira será possível verificar o valor que poderá ser devolvido e o aposentado poderá clicar em um campo para abrir o pedido de devolução, segundo Waller Júnior.

O aposentado irá informar ao INSS que não autorizou os débitos, para que o órgão inicie o processo de verificação com a entidade. A devolução não será automática.

Se ficar confirmado que não houve autorização formal, ele receberá o reembolso. A própria entidade associativa ficará responsável por enviar os documentos que comprovem a adesão ao INSS. O aposentado não deve assinar ou enviar novos documentos a entidades neste momento.

Prazos e Regras para Restituição

Serão devolvidos valores descontados indevidamente desde março de 2020, respeitando a regra da prescrição, que prevê que é possível pedir a restituição de valores de
cinco anos anteriores.

Não haverá limitação para o ano de concessão das aposentadorias. Assim, o segurado pode ter se aposentado há mais de cinco anos e terá direito ao reembolso.
Depois de o segurado confirmar que não permitiu o desconto, o INSS irá acionar as entidades. Será dado o prazo de 15 dias úteis para que a entidade comprove a filiação.

Caso a entidade não apresente o comprovante de autorização de desconto do beneficiário, deverá realizar o ressarcimento ao INSS, que fará o pagamento ao segurado assim que os valores forem recebidos.

O plano é que as associações devolvam os valores por meio de um depósito via GRU (Guia de Recolhimento à União) específica ao INSS. Após isso, o valor será repassado ao segurado por meio de uma folha suplementar, diretamente na conta do beneficiário.

Caso a associação não realize o pagamento, a situação será encaminhada à AGU (Advocacia-Geral da União) para as medidas de ressarcimento. O pagamento dos valores será feito diretamente na conta em que o aposentado recebe seu benefício, sem envolver Pix ou outras transações bancárias.

Como Criar Conta no Meu INSS e no Gov.br + Elevar o Nível de Segurança

🔹 Como Criar uma Conta no Meu INSS

  1. Baixe o app Meu INSS na loja de aplicativos do seu celular:
    • App Store (iPhone)
    • Play Store (Android)
  2. Abra o aplicativo e aceite os termos de uso.
  3. Toque em “Entrar com Gov.br”.
  4. Faça login com seu CPF e senha da conta Gov.br.
  5. Clique em “Autorizar” para permitir que o app acesse seus dados.
  6. Pronto! Agora você tem acesso aos serviços do Meu INSS.

Se ainda não tiver conta no Gov.br, será necessário criar uma e responder perguntas sobre seus dados pessoais.

🔐 Requisitos para criar a senha da conta Gov.br:

  • De 8 a 70 caracteres
  • Pelo menos uma letra maiúscula e uma minúscula
  • Pelo menos um número
  • Pelo menos um símbolo (como @, !, &, *)

🔹 Como Criar uma Conta Gov.br

Você pode criar sua conta pelo site ou pelo aplicativo. A forma mais rápida e prática é pelo app Gov.br, que permite fazer reconhecimento facial com a câmera do celular.

Pelo site:

  1. Acesse gov.br/governodigital
  2. Clique em “Saiba tudo sobre a conta Gov.br”
  3. Depois em “Criar sua conta Gov.br”
  4. Digite seu CPF e clique em “Continuar”
  5. Siga os passos para preencher seus dados e criar a conta

🔹 Como Aumentar o Nível da Conta Gov.br (Prata ou Ouro)

Elevar o nível da conta aumenta a segurança e libera o acesso a mais serviços do governo, como reembolsos no INSS, carteira de trabalho digital, entre outros.

Como obter nível PRATA:

  1. Acesse o aplicativo Gov.br
  2. Toque em “Entrar com Gov.br”
  3. Digite seu CPF e senha
  4. Clique em “Autorizar”
  5. No quadro azul com seu nome, vá em “Aumentar nível da conta”
  6. Escolha uma das opções para validação:
    • Biometria facial (caso tenha cadastro no Denatran ou Sigepe)
    • Internet Banking (cadastro por banco parceiro)
  7. Siga as instruções do seu banco ou sistema escolhido

Como obter nível OURO (máximo de segurança):

  1. Acesse o app Gov.br
  2. Faça login com CPF e senha
  3. Vá em “Aumentar nível da conta”
  4. Permita o uso da câmera
  5. Siga as orientações para fazer o reconhecimento facial
  6. Aguarde a validação com a base de dados da Justiça Eleitoral
  7. Ao final, aparecerá:
    “Você atingiu o maior nível de segurança para sua conta Gov.br!”

JÚLIA GALVÃO