INICIATIVA

Com maioria feminina, McDonald’s investe em acolhimento à maternidade

Com maioria feminina no quadro, McDonald’s investe em acolhimento à maternidade.

Rede oferece suporte integral para mães desde a gravidez até o primeiro ano do bebê
Rede oferece suporte integral para mães desde a gravidez até o primeiro ano do bebê

Com mais da metade de seu quadro de colaboradores formado por mulheres no Brasil, o McDonald’s, operado pela Arcos Dorados, em 20 países da América Latina e Caribe, reforça seu compromisso com a diversidade, a equidade de oportunidades e reconhece os desafios enfrentados por mães no mercado de trabalho – realidade evidenciada pela última edição do estudo “Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil”, divulgado em 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a amostra, em 2022, apenas 56,6% das mulheres de 25 a 54 anos com filhos menores de 6 anos estavam empregadas, enquanto esse índice subiu para 66,2% entre as que não tinham filhos – bem abaixo dos 82,8% registrados entre os homens da mesma faixa etária.

A gravidez é uma fase única, que pode vir acompanhada de  inseguranças e dúvidas. Para a Dra. Gabriela Cacicedo, Gerente de Saúde da Arcos Dorados, a empresa ter essa perspectiva é essencial para que as mães consigam aproveitar a maternidade com tranquilidade e equilíbrio.

“As mulheres, em muitos casos, se dividem entre a vida pessoal, família e as responsabilidades da vida profissional, então é primordial olharmos ainda mais para elas e entender a importância de cuidar desse momento”, comenta. Por isso, a empresa oferece programas específicos voltados à saúde e ao bem-estar da colaboradora não só durante a  gestação, mas a acompanhando no puerpério  até o primeiro ano de vida de seu filho.

Tudo começa com o programa Laços Dourados, que presta suporte em todo o período gestacional, até o primeiro mês de vida do bebê. As gestantes são estimuladas a aderir ao pré-natal, recebem dicas sobre o desenvolvimento do bebê, aleitamento materno e como fortalecer o vínculo entre mãe e filho, melhorando a qualidade de vida. Já o Passinhos Dourados tem foco na criança, desde o nascimento até o seu primeiro ano de vida. Uma equipe multidisciplinar faz contatos regulares, monitora as consultas com o pediatra e está disponível para ajudar as mães nos desafios dos primeiros meses. Mais de 10 mil atendimentos já foram realizados, entre colaboradoras, dependentes e crianças.

Exemplo de Superação e Maternidade no McDonald’s

Em Belém, a gerente de unidade Dieime Silva, de 36 anos, é um exemplo de profissional, mulher e mãe que cresceu dentro do McDonald’s.

“Na minha rotina eu concilio um cargo de gestão, com o de ser mãe e também ser universitária. Nesse ano comecei a faculdade e estou no 1º semestre de administração. É uma tripla jornada. Tento acompanhar o máximo possível da vida da minha família assim como foco no desenvolvimento das pessoas ao meu redor no trabalho para que possamos alcançar os desafios individuais e em grupo. Tem que ter organização, jogo de cintura, mas dá certo”.

Programas de Apoio e Bem-Estar

 Mas os desafios da maternidade não param por aí. E, para continuar apoiando suas colaboradoras em todas as fases da vida, a companhia também oferece o McAmigo, programa gratuito da companhia que dedica aos funcionários atenção e cuidado em diversas especialidades como: orientação psicológica, jurídica, financeira, nutricional, pedagógica, serviços sociais, consultoria pet, fisioterapia e personal trainer. E o Conexa, que dá acesso a consultas online com médicos, incluindo psicólogos e nutricionistas.