REFORÇO

Gol e Latam ampliam voos para Belém visando à COP30

Companhias aéreas aumentam a quantidade de voos e rotas com destino a Belém para atender à demanda prevista para a 30ª

Avião da Gol. Foto: Divulgação
A partir de 15 de junho, a Gol Linhas Aéreas iniciará voos diretos entre Miami (EUA) e Belém, com duas frequências semanais, às quintas e domingos. Foto: Divulgação

Com a expectativa de aumento expressivo no fluxo de passageiros durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em novembro, as companhias aéreas estão expandindo suas rotas e frequências com destino à capital paraense. As informações são da CNN Brasil.

Gol amplia operações a partir de junho

A partir de 15 de junho, a Gol Linhas Aéreas iniciará voos diretos entre Miami (EUA) e Belém, com duas frequências semanais, às quintas e domingos. A empresa afirma que novas rotas com destino a Belém serão anunciadas em breve, com previsão de triplicar o número de voos para a cidade até novembro.

Latam reforça malha aérea em novembro

Em novembro, mês da COP30, a Latam aumentará a frequência em rotas já operadas e lançará novas conexões excepcionais.

  • Guarulhos–Belém: de 28 para 31 voos semanais
  • Fortaleza–Belém: de 7 para 12 voos semanais
  • Bogotá–Belém: nova rota com três voos semanais (segundas, quartas e sábados)
  • Rio de Janeiro–Belém: nova rota com dois voos semanais (quintas e domingos)

As novas conexões internacionais e nacionais serão operadas com aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros.

Outras companhias e expectativa

Além da Gol e Latam, operam no Aeroporto Internacional de Belém as companhias Azul, TAP (Portugal) e Surinam Airways. A Azul informou que prepara um plano para a COP30, que será anunciado em breve. TAP e Surinam Airways ainda não se manifestaram.

Segundo o Ministério do Turismo, em 2024 o Pará recebeu cerca de 32 mil turistas estrangeiros. O Aeroporto Internacional de Belém bateu recorde histórico, com 4,1 milhões de passageiros. O aumento de voos internacionais foi responsável por elevar em 58% o número de viajantes estrangeiros em relação ao ano anterior.

Investimentos em infraestrutura no aeroporto

A concessionária NOA (Norte da Amazônia Airports), responsável pela gestão do aeroporto, está investindo R$ 450 milhões em obras de modernização e ampliação. As áreas de embarque e desembarque passaram de 1.593 m² para 4.303 m², com a criação de dois novos mezaninos.
Na área operacional, será construído um novo pátio para ampliar o número de posições de estacionamento de aeronaves. Cabeceiras e pistas também estão recebendo melhorias, incluindo instalação de PAPI, restauração de pavimentos, revitalização de sinalização e modernização dos sistemas de iluminação.