GIGANTE SE VAI

The Who anuncia ponto de partida de sua última turnê

Um dos gigantes da era de ouro do rock, a banda britânica The Who anunciou que dará início em agosto à sua última turnê por Estados Unidos e Canadá.

The Who anuncia ponto de partida de sua última turnê The Who anuncia ponto de partida de sua última turnê The Who anuncia ponto de partida de sua última turnê The Who anuncia ponto de partida de sua última turnê
Um dos gigantes da era de ouro do rock, a banda britânica The Who anunciou que dará início em agosto à sua última turnê por Estados Unidos e Canadá.
Um dos gigantes da era de ouro do rock, a banda britânica The Who anunciou que dará início em agosto à sua última turnê por Estados Unidos e Canadá.

Um dos gigantes da era de ouro do rock, a banda britânica The Who anunciou que dará início em agosto à sua última turnê por Estados Unidos e Canadá. Intitulada The Song is Over, a tour começa na Flórida e segue por Nova York, Toronto e Seattle antes de terminar em Las Vegas. O giro foi descrito como uma “turnê final agridoce por Estados Unidos e Canadá, um verdadeiro grand finale de sua ilustre carreira de seis décadas”.

A banda veio ao Brasil apenas uma vez, em 2017, ano em que se apresentou no Rock in Rio e no Allianz Parque, em São Paulo.

No anúncio feito ontem, o vocalista, Roger Daltrey, de 81 anos, disse que fazer sucesso nas paradas dos EUA é “o sonho de todo músico”. The Who inicialmente obteve sucesso nos Estados Unidos com a música “I can see for miles” e veio se apresentando pelo país com regularidade desde 1967.

“O calor do público americano ao longo dos anos tem sido inspirador para mim e reflete o sentimento que me lembro de ter depois de ouvir os primeiros discos de rock no rádio”, disse Daltrey. “Liberdade musical! O rock nos deu um sentimento de rebelião geracional. Para mim, os Estados Unidos sempre foram ótimos. Esta era a terra do possível. Não é fácil encerrar a grande parte da minha vida que é excursionar com o The Who. Obrigado por estarem conosco, e estamos ansiosos para vê-los pela última vez.”

Já o guitarrista Pete Townshend (que no próximo dia 19 completa 80 anos) acrescentou que este é “um momento comovente” para a banda.

“Devo dizer que, embora a estrada nem sempre tenha sido agradável para mim, geralmente é fácil: o melhor emprego que eu poderia ter tido”, disse. “Eu continuo voltando. Cada vez que volto, conheço novos fãs e sinto uma nova energia. Roger e eu estamos em um ótimo momento, apesar da nossa idade, ansiosos para apoiar esta despedida carinhosa de todos os nossos fãs e, com sorte, dos novos que possam participar com fé e ver o que perderam nos últimos 57 anos. Essa será uma turnê de boas lembranças, amor e risadas. Não deixem de participar.”

The Who ganhou as manchetes no mês passado depois que o baterista Zak Starkey foi demitido após um desentendimento sobre sua apresentação durante um show no Royal Albert Hall. Ele foi logo reintegrado, com Townshend dizendo em uma declaração: “Houve alguns problemas de comunicação, pessoais e privados, de todos os lados, que precisavam ser resolvidos, e estes foram discutidos com alegria.”