
O INSS começou a enviar nesta sexta-feira notificações a 27 milhões de aposentados e pensionistas informando que seus benefícios não tiveram qualquer tipo de desconto para associações. Esses descontos foram alvo de fraudes, como muitos valores sendo debitados indevidamente dos beneficiários.
Nessa primeira etapa, serão notificados os beneficiários que não tiveram qualquer tipo de desconto (regular ou irregular) entre março de 2020 e março de 2025.
Na semana que vem, o INSS vai notificar quem teve algum desconto – neste caso, se o beneficiário não tiver dado aval para isso, ou seja, se não tiver se associado a alguma entidade, ele poderá informar, pelo próprio app Meu INSS, que não reconhece o débito. São 9 milhões nessa situação.
Como saber se fui notificado?
A notificação aparece no aplicativo Meu INSS e deve chegar a todos os beneficiários não afetados. Veja abaixo como consultar e o que fazer se não tiver recebido a mensagem.
1. Baixe o aplicativo Meu INSS na loja de aplicativos do seu celular. Após a instalação, abra o aplicativo – você será direcionado para a tela inicial.
2. Na tela inicial, clique no botão “Entrar com gov.br”.
3. Você será redirecionado para a página de login do gov.br. Insira seu CPF e senha para acessar sua conta.
4. Após o login, você será levado à página principal do Meu INSS. Agora, clique no ícone de sino, localizado no canto superior direito da tela. Ele abrirá a aba de notificações.
5. Se você for um dos aposentados ou pensionistas que não foi afetado pelos descontos indevidos, verá uma notificação com um ícone indicando nova mensagem. Clique nela.
6. Ao abrir a notificação, aparecerá a mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício!”
Pronto! Assim, você confirma que nenhum desconto indevido foi realizado no seu benefício.
Não recebi o aviso, o que fazer?
Caso você seja aposentado ou pensionista e não tenha recebido a mensagem, isso indica que, provavelmente, foi teve, em algum momento entre março de 2020 e março de 2025, algum desconto para entidade associativa.
Nesses casos, o INSS informou que, na próxima terça-feira, enviará uma notificação exclusiva pelo aplicativo Meu INSS, solicitando que você informe se as operações foram autorizadas ou se foi vítima de alguma fraude.