O Governo do Estado do Pará informou nesta sexta-feira (9) que está em diálogo com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para garantir a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em condições adequadas nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.
Devido ao calendário estadual de aulas durante o período da Conferência das Partes (COP30), foi acordado que esses três municípios terão uma data específica para a aplicação do exame, a ser divulgada em breve. A medida busca assegurar que os estudantes da Região Metropolitana de Belém não sejam prejudicados.
Nos demais municípios do Pará, o Enem seguirá o calendário nacional regular, com as provas marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Inscrições e isenção
As inscrições para o Enem 2025 estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho. O edital com informações sobre taxa de inscrição e formas de pagamento será divulgado em breve. O período para solicitar a isenção da taxa terminou no dia 2 de maio.
Sobre o Enem
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado como critério de seleção em programas como o Sisu, Prouni e Fies, além de servir como acesso a instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep.