
O prazo de seis meses para a publicação do edital do concurso do Ministério da Saúde, com vagas temporárias, está prestes a expirar. A autorização foi concedida em novembro do ano passado e vence na próxima quarta-feira, 14 de maio. No entanto, o processo seletivo ainda se encontra em fase de escolha da banca organizadora. As empresas interessadas têm até esta sexta-feira (9) para apresentar propostas.
A expectativa é que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publique uma nova autorização nos próximos dias, prorrogando o prazo para o início da seleção.
O certame ofertará 300 vagas temporárias para candidatos com nível superior, com salários que variam entre R$ 3.800 e R$ 8.300, de acordo com o cargo. A distribuição das vagas será da seguinte forma:
- Técnico administrativo: 28 vagas (exige formação superior em qualquer área)
- Analista de dados e controle de qualidade: 12 vagas (formações em administração, direito, estatística, economia, engenharia de produção, ciência da computação ou cursos tecnológicos em TI)
- Analista de requisitos processuais, normativos, econômicos e financeiros: 218 vagas (formações em administração, contabilidade, economia, gestão pública, direito ou áreas da saúde)
- Analista técnico em edificações: 8 vagas (engenharia civil ou arquitetura)
- Analista técnico em equipamentos: 18 vagas (formações em medicina, enfermagem, engenharia, biomedicina, sistemas biomédicos ou cursos de saúde com especialização em engenharia clínica ou gestão em saúde)
- Gestor: formação em administração, contabilidade, economia, gestão pública, direito ou saúde
Os profissionais serão contratados para atuar em atividades relacionadas à habilitação, prestação de contas, devolução de recursos, análises e diligências administrativas, além de ações vinculadas ao Acórdão nº 1283/2021 do Tribunal de Contas da União (TCU). Os contratos terão validade de até quatro anos, podendo ser prorrogados conforme as necessidades do ministério.
Como será a seleção?
De acordo com o termo de referência disponibilizado para as bancas, o processo seletivo contará com as seguintes etapas:
- Provas objetivas
- Análise de títulos
- Perícia médica e heteroidentificação
As provas serão aplicadas em sete cidades: São Paulo (SP), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Curitiba (PR) e Recife (PE).
Último concurso
A última seleção do Ministério da Saúde ocorreu por meio do Concurso Nacional Unificado, com a oferta de 220 vagas para tecnologistas, todas com exigência de nível superior. As oportunidades estavam distribuídas entre as áreas de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTICs), Atenção Especializada (SAES) e Atenção Primária (SAPS).
Na ocasião, os candidatos foram avaliados por provas objetivas gerais e específicas, prova dissertativa e avaliação de títulos ou experiência profissional. A prova objetiva contou com 70 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos. Já a prova dissertativa valia 100 pontos.