
De 14 a 16 de maio, Belém recebe o I Fórum de Pesquisa em Cinema, iniciativa realizada pelo Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), com coordenação geral de Marco Antonio Moreira. O evento será realizado na Casa das Artes, sempre das 18h às 21h, com entrada gratuita e emissão de certificados de participação.
A proposta é fortalecer a pesquisa cinematográfica no Pará, reconhecendo o cinema como linguagem artística essencial à reflexão crítica, à investigação acadêmica e à transformação social.
O fórum é uma realização do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), com apoio cultural da Casa das Artes, da Fundação Cultural do Estado do Pará e do Governo do Pará, e conta com parcerias do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA (PPGArtes), do Centro Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Banzeiro Comunicação e da Rede Cultura de Comunicação.
Marco Antonio Moreira afirma que o fórum nasce da vontade de estimular novas pesquisas, particularmente no estado do Pará, reconhecendo o que já foi produzido, mas também abrindo caminhos para quem está começando: “A gente aprende a valorizar o cinema como arte quando estuda. O cinema é entretenimento também, mas não é só isso. É uma arte essencial no século 21”, destaca.
A programação reúne pesquisas que articulam cinema com história, psicanálise, crítica e artes visuais, abordando desde clássicos até o cinema paraense contemporâneo e a obra de Líbero Luxardo.
Destaques da Programação do Fórum de Cinema
Entre os destaques estão a palestra de Leandro Alves da Silva, que investiga as reações políticas à exibição de Iracema – Uma Transa Amazônica, e Januário Guedes, com uma leitura estética e histórica do clássico Cabra Marcado para Morrer. Além deles, Ramiro Quaresma apresentará um panorama da filmografia invisível do Pará ao longo de mais de um século. A pesquisadora Beatriz Oliveira também se destaca com um estudo sobre direção de arte e visualidade amazônica no cinema atual.
O I Fórum de Pesquisa em Cinema vai homenagear os críticos de cinema e pesquisadores Pedro Veriano e Luzia Álvares, pela sua extensa trajetória na pesquisa sobre cinema no estado. Luzia Álvares também será uma das debatedoras do Fórum.
“Estudar o cinema em Belém é essencial para entender a história cultural e urbana da cidade. Ao longo do século XX, os espaços de exibição revelam transformações nos hábitos e na própria configuração urbana. O fechamento dos cinemas de rua, por exemplo, simboliza um esvaziamento dos encontros públicos e coletivos”, diz Raissa Barbosa, uma das convidadas. O trabalho dela aborda a importância dos espaços de exibição na cidade.
Marco Antonio reforça o objetivo do fórum: “É fundamental visibilizar os trabalhos que vêm sendo feitos e estimular novos olhares sobre o cinema. Conhecer essas pesquisas nos ajuda a entender a complexidade das obras cinematográficas e a valorizar ainda mais a potência do cinema”, finaliza.
Serviço: I Fórum de Pesquisa em Cinema
SERVIÇO: I FÓRUM DE PESQUISA EM CINEMA
Datas/horários: 14 15 e 16 de maio, das 18h às 21h
Local: Casa das Artes – Belém (PA)
Inscrições: a partir de 8/5 pelo link divulgado nos canais do CEC
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
DIA 1 – 14 DE MAIO
Abertura e Palestras do Dia 14 de Maio
Abertura: Marco Antonio Moreira – A importância das pesquisas sobre cinema
Professor da UFPA, mestre e doutor em Artes, Marco Antonio é coordenador do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e presidente da ACCPA. Sua fala destaca o cinema como linguagem artística essencial para a reflexão, pesquisa e transformação social, estimulando novas investigações no estado do Pará.
Leandro Alves da Silva Caldas – Iracema Uma Transa Amazônica: entre a censura e a aclamação
Historiador e mestre em História Social da Amazônia pela UFPA, investiga o contexto histórico do filme Iracema – Uma Transa Amazônica e sua recepção na Europa e no Brasil sob o regime militar.
Alex Damasceno – Por que não lemos David Bordwell e Kristin Thompson?
Professor da UFPA e doutor em Comunicação pela UFRGS, discute o pouco uso do marco teórico dos autores no Brasil, defendendo a análise fílmica poética como método de investigação crítica do cinema.
Januário Guedes – Figuras do real: a história do Brasil na arte do cinema
Jornalista, mestre em Comunicação, diretor do MIS Pará e pesquisador de longa trajetória, propõe o cinema como fenômeno estético capaz de revelar saberes históricos, com foco no filme Cabra Marcado para Morrer.
DIA 2 – 15 DE MAIO
Palestras do Dia 15 de Maio
Beatriz Oliveira – Direção de arte e a visualidade amazônica
Mestranda em Artes e bacharel em Cinema pela UFPA, analisa a construção do espaço fílmico no cinema paraense contemporâneo por meio da direção de arte.
Raíssa Barbosa – Entre a crise e o desejo: o cinema adulto e os espaços de exibição em Belém nas décadas de 1980 e 1990
Doutoranda em História pela UFPA, estuda o circuito exibidor pornográfico em Belém e a criação de uma “pornoparaensidade”.
Alana Felix Munhoz Krás Borges – A mulher infamiliar: um estudo psicanalítico do filme Cidade dos Sonhos
Psicóloga e mestre em Psicologia pela UFPA, propõe uma leitura psicanalítica da obra de David Lynch a partir do conceito freudiano de infamiliar.
DIA 3 – 16 DE MAIO
Palestras do Dia 16 de Maio e Encerramento
John Fletcher – Jean-Luc Godard e o Centro de Estudos Cinematográficos
Professor da UFPA e doutor em Antropologia, aborda o cinema de Godard nos anos 1960 e suas conexões com os debates promovidos pelo CEC.
Gabriel Darwich – Quando a vida não cabe nas telas: uma ética do estranhamento na obra de Abbas Kiarostami
Mestrando em Artes pela UFPA, investiga a ruptura do dispositivo cinematográfico nas obras de Kiarostami a partir de uma perspectiva semiopragmática e neoformalista.
Ramiro Quaresma – O cinema e o audiovisual do Pará: memórias submersas de uma filmografia invisível
Doutor em Artes, documentarista e curador, apresenta um panorama histórico do cinema paraense entre 1910 e 2020, com foco na preservação e memória audiovisual.
Diego Maia da Costa – Do cinejornal ao Cinema Novo: Líbero Luxardo e as imagens da Amazônia (1940–1980)
Historiador e pesquisador da obra de Líbero Luxardo, analisa sua contribuição para o cinema amazônico no século XX.
Encerramento: Marco Antonio Moreira – O cinema contemporâneo e amazônico em futuras pesquisas sobre cinema
O coordenador do fórum encerra a programação com uma reflexão sobre os caminhos da pesquisa cinematográfica na Amazônia.
Link para inscrições de participação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduT5fjfWkVC3xTJnzw64MSGW8_KydcTEgSy5jPxcP1VPD9fw/viewform?usp=send_form
Mais informações: https://www.instagram.com/accounts/login/?next=httpswww.instagram.comcentrodeestudosdecinema&is_from_rle