Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Espírito Público (PEP), iniciativa que reconhece e valoriza o trabalho de profissionais da administração pública em todo o Brasil. Servidores da União, estados ou municípios podem inscrever seus projetos até às 17h do dia 5 de junho de 2025, diretamente pelo site: www.premioespiritopublico.org.br.
Cada projeto vencedor receberá um prêmio de R$ 10 mil (valor bruto) e seus autores serão convidados a participar da Rede Espírito Público, espaço de articulação, aprendizado e trocas entre profissionais públicos.
Quem pode participar
Podem se inscrever pessoas de nacionalidade brasileira ou estrangeira, com pelo menos cinco anos de atuação no serviço público, em qualquer esfera ou poder. Os projetos podem ser de autoria individual ou coletiva, desde que já tenham sido implementados na administração pública.
Categorias de premiação
Nesta edição, os projetos devem se enquadrar em uma das sete categorias:
- Desenvolvimento Social
- Educação
- Gestão de Pessoas
- Gestão e Transformação Digital
- Meio Ambiente e Emergência Climática
- Saúde
- Segurança
Cada categoria possui critérios específicos de avaliação, detalhados no edital disponível na plataforma. Por exemplo, na categoria Saúde, são valorizadas iniciativas que melhorem a gestão do sistema de saúde, promovam o bem-estar emocional, ampliem o acesso a serviços essenciais e inovem no tratamento e prevenção de doenças.
Já na categoria Meio Ambiente e Emergência Climática, são priorizados projetos voltados à gestão ambiental, produção agroecológica, mitigação das mudanças climáticas, uso eficiente de recursos e transição energética.
Como se inscrever
Para participar, o servidor deve:
- Cadastrar-se na plataforma;
- Escolher a categoria do projeto;
- Preencher dados pessoais e o formulário de elegibilidade;
- Cadastrar outros integrantes do grupo (se houver);
- Registrar o projeto e enviar os documentos exigidos.
Reconhecimento e impacto
O Prêmio Espírito Público é uma realização da República.org, organização dedicada à valorização do serviço público brasileiro. Desde sua criação, o PEP já mobilizou mais de 9 mil servidores inscritos e contou com a participação de quase 190 profissionais selecionados. Mais de 100 projetos premiados foram reconhecidos por seu impacto positivo no país.
As atualizações e informações sobre o prêmio serão divulgadas pelo site oficial e pelas redes sociais do Prêmio Espírito Público.