Notícias

Jader Filho visita Mosqueiro após vendaval deixar dezenas de casas danificadas

O ministro das Cidades visita nesta quarta-feira (7), a partir das 15h, o distrito de Mosqueiro, em Belém, para acompanhar de perto os danos causados por fortes rajadas de vento.

Jader Filho visita Mosqueiro após vendaval deixar dezenas de casas danificadas Jader Filho visita Mosqueiro após vendaval deixar dezenas de casas danificadas Jader Filho visita Mosqueiro após vendaval deixar dezenas de casas danificadas Jader Filho visita Mosqueiro após vendaval deixar dezenas de casas danificadas
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 40 famílias foram afetadas, totalizando aproximadamente 156 pessoas.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 40 famílias foram afetadas, totalizando aproximadamente 156 pessoas. Foto: Liliane Moreira

O ministro das Cidades, Jader Filho, visita nesta quarta-feira (7), a partir das 15h, o distrito de Mosqueiro, em Belém, para acompanhar de perto os danos causados por fortes rajadas de vento que atingiram o bairro do Maracajá no último domingo (4). O evento climático deixou cerca de 150 pessoas afetadas e danificou cerca de 40 casas — cinco delas com estrutura comprometida.

Acompanhado por técnicos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pela Defesa Civil Nacional, o ministro discutirá com autoridades locais medidas emergenciais e alternativas para a reconstrução das moradias. A ação será feita em parceria com a Prefeitura de Belém e o Governo do Pará.

Impacto do Evento Climático

Entre os atingidos está a dona de casa Kelly Souza, de 31 anos, que vive com o marido e os filhos no imóvel que havia acabado de quitar. “Foi muito rápido. O vento levou o telhado como se fosse papel. Árvores caindo, coisas voando. Nunca passei por nada assim”, relatou. A residência teve perda total, mas a família saiu ilesa e receberá apoio dos órgãos públicos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já havia alerta para esse tipo de fenômeno na região, típico do período devido à formação de linhas de instabilidade e nuvens do tipo cumulonimbus, que geram ventos intensos e localizados.

Ações da Prefeitura de Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Defesa Civil Municipal e da Segbel (Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade), já realizou o cadastramento das famílias atingidas. Três famílias estão desalojadas. Todas receberão assistência, conforme garantido pelo prefeito Igor Normando (MDB), que esteve no local ao lado de autoridades estaduais e municipais nesta segunda-feira (6).

“Estamos aqui não apenas para prestar solidariedade, mas para garantir apoio concreto do Estado e do município às famílias atingidas”, afirmou o prefeito.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.