O ministro das Cidades, Jader Filho, visita nesta quarta-feira (7), a partir das 15h, o distrito de Mosqueiro, em Belém, para acompanhar de perto os danos causados por fortes rajadas de vento que atingiram o bairro do Maracajá no último domingo (4). O evento climático deixou cerca de 150 pessoas afetadas e danificou cerca de 40 casas — cinco delas com estrutura comprometida.
Acompanhado por técnicos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pela Defesa Civil Nacional, o ministro discutirá com autoridades locais medidas emergenciais e alternativas para a reconstrução das moradias. A ação será feita em parceria com a Prefeitura de Belém e o Governo do Pará.
Impacto do Evento Climático
Entre os atingidos está a dona de casa Kelly Souza, de 31 anos, que vive com o marido e os filhos no imóvel que havia acabado de quitar. “Foi muito rápido. O vento levou o telhado como se fosse papel. Árvores caindo, coisas voando. Nunca passei por nada assim”, relatou. A residência teve perda total, mas a família saiu ilesa e receberá apoio dos órgãos públicos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já havia alerta para esse tipo de fenômeno na região, típico do período devido à formação de linhas de instabilidade e nuvens do tipo cumulonimbus, que geram ventos intensos e localizados.
Ações da Prefeitura de Belém
A Prefeitura de Belém, por meio da Defesa Civil Municipal e da Segbel (Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade), já realizou o cadastramento das famílias atingidas. Três famílias estão desalojadas. Todas receberão assistência, conforme garantido pelo prefeito Igor Normando (MDB), que esteve no local ao lado de autoridades estaduais e municipais nesta segunda-feira (6).
“Estamos aqui não apenas para prestar solidariedade, mas para garantir apoio concreto do Estado e do município às famílias atingidas”, afirmou o prefeito.