AGENDA CULTURAL

Palco Giratório do Sesc começa nesta semana em Belém

Maior projeto de itinerância de artes cênicas do Brasil circulará por diversos espaços da capital paraense.

Espetáculo “Parto Pavilhão”
Espetáculo “Parto Pavilhão”. Foto: Guto Muniz

Nos dias 8 e 9 de maio, às 19h, o Teatro Experimental Waldemar Henrique, localizado na Praça da República, será palco do espetáculo “Divagar e Sempre”, apresentado pelo grupo Las Cabaças de Santarém (PA). Na história, no meio da floresta, Bifi e Quinan procuram chegar a um lugar utópico e desconhecido, o qual vai se construindo conforme caminham.

O espetáculo reflete a amizade da dupla, em que uma quer chegar lá e a outra quer ficar aqui, mas sempre seguindo juntas rumo ao desconhecido.

Divagar e Sempre” é um espetáculo dedicado a todos que vivem nas beiras dos rios amazônicos. Com classificação etária livre, a entrada é gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil. O espetáculo
contará com acessibilidade em Libras e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo.

PENSAMENTO GIRATÓRIO

Ainda no dia 9 de maio, às 16h, o Sesc Casa de Artes Cênicas será palco do “Pensamento Giratório: um olhar-reflexão sobre a criação do espetáculo Divagar e Sempre”. Apresentado pelo Grupo Las Cabaças (PA), o evento propõe um “olhar-reflexão” sobre a criação do espetáculo através de diálogos e vídeos.

“Divagar e Sempre” é fruto de nove anos de experimentações cênicas junto às mais diversas plateias, incluindo hospitais, comunidades, praças e improvisos andantes. O evento busca refletir sobre a riqueza do processo
criativo, tanto pessoal quanto profissionalmente, e a importância da descentralização das artes cênicas.

O encontro com o público que não se encaixa nos moldes tradicionais de palco/plateia pode ser rico, inspirador, poético, feminino e filosófico. Com classificação etária livre, a entrada será gratuita e contará com acessibilidade em Libras. Os ingressos podem ser retirados 1h antes do início da atividade na unidade.

LERYGOU – A PRINCESA DO PITIÚ

O Sesc Teatro Casa Isaura Campos será palco, no dia 10 de maio, do espetáculo “Lerygou – A Princesa do Pitiú”, apresentado pela atriz e palhaça Assucena Pereira. A peça aborda problemáticas que afetam a artista enquanto mulher negra, utilizando o riso e a sátira para se comunicar em meio às vulnerabilidades às quais pessoas negras estão expostas.

O espetáculo mostra que é possível misturar política e palhaçaria, discutindo temas como a sexualização do corpo negro, preterimento e racismo através da comicidade.

Assucena Pereira utiliza o teatro de rua como base na criação do espetáculo, buscando no riso um lugar onde essas vulnerabilidades possam ser melhor trabalhadas. Através da arte da palhaçaria, a artista trata de problemas que moldam a realidade brasileira atual, principalmente
no contexto da pandemia de COVID-19, como o genocídio da população negra e a discussão sobre dívidas históricas da branquitude.

O espetáculo contará com acessibilidade em Libras. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo na unidade. Com classificação etária de 16 anos, a entrada será gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil.

PARTO PAVILHÃO

No dia 11 de maio, às 19h, será apresentado o espetáculo “Parto Pavilhão” no Teatro Waldemar Henrique. O monólogo discute o encarceramento de mulheres negras e mães no Brasil a partir da perspectiva de Rose, ex-técnica de enfermagem e detenta em uma penitenciária
provisória para mães. Ela passa os dias ajudando nos serviços de parto e cuidados com os filhos, até que, durante um jogo da seleção brasileira, vê a chance de organizar uma fuga.

Com nuances de realismo fantástico, o trabalho, com atuação de Aysha Nascimento, direção de Naruna Costa e dramaturgia de Jhonny Salaberg, é livremente inspirado na fuga de um grupo de presas, com seus bebês no colo, do Centro de Progressão Penitenciária do Butantã, em 2009.

O espetáculo contará com acessibilidade em Libras. Os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. Com classificação etária de 14 anos, a entrada é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil.

PROGRAMAÇÃO

08 e 09/05, às 19h

Teatro Waldemar Henrique

Espetáculo “Divagar e Sempre”, com Grupo Las Cabaças (PA)

09/05, às 16h

Sesc Casa de Artes Cênicas

Pensamento Giratório: Um olhar-reflexão sobre a criação do espetáculo Divagar e Sempre, com Grupo Las Cabaças (PA)

10/05, às 19h

Sesc Teatro Casa Isaura Campos

Espetáculo “Lerygou – Princesa do Pitiú”, com Assucena Pereira (PA)

11/05, às 19h

Teatro Waldemar Henrique

Espetáculo “Parto Pavilhão”, com Aysha Nascimento, Naruna Costa e Jhonny Salaberg (SP)