Obra histórica no Pará: saiba quando a Avenida Liberdade será entregue
Obra histórica no Pará: saiba quando a Avenida Liberdade será entregue

AVENIDA SUSTENTÁVEL

Obra histórica no Pará: saiba quando a Avenida Liberdade será entregue

Com 13,3 quilômetros de extensão, a avenida vai ligar a Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, à Alça Viária.

Com 13,3 quilômetros de extensão, a avenida vai ligar a Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, à Alça Viária
Com 13,3 quilômetros de extensão, a avenida vai ligar a Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, à Alça Viária. Fotos: Divulgação

As obras da Avenida Liberdade, em Marituba, seguem em ritmo acelerado e têm entrega prevista para o final de outubro de 2025. A nova via expressa, executada pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), promete revolucionar a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Com 13,3 quilômetros de extensão, a avenida vai ligar a Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, à Alça Viária, funcionando como um novo corredor viário, sem semáforos ou acessos intermediários, voltado para fluidez e logística.

O governador Helder Barbalho destacou a importância da obra como alternativa à sobrecarregada BR-316. “É a avenida mais sustentável do Brasil. Terá 36 passagens de fauna subterrâneas na APA do Utinga, iluminação 100% em LED e cercamento para proteção da vida silvestre. É um investimento histórico na mobilidade da região metropolitana”, afirmou.

Sustentabilidade e modernidade

A Avenida Liberdade foi aprovada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e segue rígidas condicionantes ambientais — ao todo, 57 exigências que incluem ações para comunidades quilombolas e agricultores familiares do entorno.

Entre os diferenciais da obra estão as faixas exclusivas para ciclistas com pavimento ecológico, iluminação com energia solar e sistema de videomonitoramento do tráfego. Estão previstas ainda seis grandes obras de arte — entre viadutos e pontes — e barreiras laterais para impedir a travessia de pedestres em locais indevidos.