
Além de sediar o maior evento do planeta de discussões sobre mudanças climáticas e medidas para combater os problemas relacionados, Belém também entrou na rota dos super shows nacionais e internacionais. Nesta quarta-feira, o governador Helder Barbalho (MDB) confirmou que a capital paraense recebe, no dia 1º de novembro, no Mangueirão, o Global Citizen Festival Amazônia, que terá Anitta, Seu Jorge, Gaby Amarantos e participação especial de Chris Martin, vocalista do grupo Coldplay.
Os ingressos são gratuitos e exclusivos para residentes em Belém, e as instruções para adquiri-los estão no site globalcitizenfestivalamazonia.com. A programação na verdade impulsiona uma campanha que objetiva angariar US$ 1 bilhão para proteger e restaurar a floresta amazônica.
Shows na Amazônia
Antes disso, em 17 de setembro, a cantora Mariah Carey vai cantar em um palco de 25 metros em forma de vitória-régia, que vai flutuar sobre o rio Guamá.
Joelma, Dona Onete, Gaby Amarantos e Zaynara também vão se apresentar no mesmo palco-flor, mas antes da Mariah. O show em Belém não será aberto ao público, mas será transmitido ao vivo pelo canal por assinatura Multishow e pela TV Globo na mesma data.
Inspirado na vitória-régia, símbolo da Amazônia, o cenário é uma megaestrutura de 88 toneladas e 25 metros de diâmetro, flutuando nas águas do Guamá.
Abertura da COP30
Quem abriu essa contagem regressiva para a COP30 foi o DJ Alok, que em 23 de novembro do ano passado lotou o Mangueirão para um show gratuito em celebração ao início das programações.
Com toda uma trajetória de trabalho ligada à causa ambiental, o artista recebeu um convite de Helder, em abril daquele ano, para ser o embaixador da Conferência. Quando em Belém para a apresentação, Alok confirmou que todo seu cachê foi doado para a Fundação Santa Casa de Misericórdia.