
O governador Helder Barbalho foi recebido ontem, 29, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, o gestor paraense detalhou ao presidente Lula o avanço das obras estruturantes que estão sendo construídas na capital paraense para receber os participantes da COP 30.
Helder entregou a Lula uma publicação que detalha as mais de 30 intervenções que estão sendo realizadas e distribuídas nos eixos estratégicos como infraestrutura, mobilidade, saneamento, desenvolvimento urbano e turismo.
“São obras planejadas para beneficiar a população, e vão transformar a qualidade de vida na capital. É o legado para aqueles que vivem em Belém e na região metropolitana, representando um patrimônio permanente. Belém também será uma cidade mais acolhedora e preparada para o turismo”, destacou o governador.
As obras incluem o saneamento das bacias do Tucunduba, Una, Murutucu e Tamandaré, abrangendo intervenções em 13 canais estratégicos, beneficiando mais de 500 mil pessoas com saneamento e esgotamento sanitário.
“São intervenções que trarão valorização imobiliária, dignidade e qualidade de vida”, explicou Helder, que lembrou que trechos dos canais Timbó e da Gentil já foram entregues à população, proporcionando melhorias no escoamento de águas pluviais e na mobilidade urbana.
A modernização da Nova Doca, com 74% das obras concluídas, e da Nova Tamandaré, com 71%, contempla a recuperação dos canais e de seus leitos, além da criação de Parques Lineares, que se transformarão em espaços de lazer e convivência nos bairros do Reduto e Cidade Velha, detalha a publicação que foi entregue à Lula.
VER-O-PESO
O Ver-o-Peso está recebendo intervenção sanitária que inclui um sistema de saneamento com mais de 4 quilômetros de rede de esgotamento sanitário para coleta e tratamento adequado dos esgotos sanitários dos imóveis e comércios da região.
Parque da Cidade e a COP 30
O Parque da Cidade é uma das maiores intervenções urbanas realizadas em Belém nos últimos anos. A obra já está com 78% do cronograma concluído. É o local onde serão realizadas as reuniões da COP 30, em novembro de 2025.
Quando finalizado, terá museu da aeronáutica, centro de economia criativa, boulevard gastronômico, ciclotrilha e ecotrilha, áreas verdes preservadas, lago, estação de tratamento de esgoto e instalações esportivas voltadas para a promoção da qualidade de vida, lazer, cultura, arte e bem-estar.
Obras de Mobilidade e o BRT Metropolitano
Entre as 30 intervenções em curso estão as obras de mobilidade, com destaque para a finalização do BRT Metropolitano. Além de requalificar e modernizar a BR-316 até Marituba, cinco viadutos compõem a nova malha rodoviária da região. Dois deles já foram entregues, em junho de 2023 e dezembro de 2024 (veja mais na pg 2). O BRT contará com veículos a diesel modelo Euro 6, que emite 15 vezes menos carbono que os modelos atuais, e ainda modelos elétricos, que além de não emitirem gases de efeito estufa, produzem baixo nível de ruído sonoro.
Outras obras de mobilidade incluem a ampliação da Rua da Marinha e reestruturação de oito vias, como as avenidas Duque de Caxias, Visconde de Souza Franco e Tamandaré, facilitando a mobilidade urbana e reduzindo os congestionamentos na cidade.