O feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, pode afugentar quem vai estar de folga das viagens mais longas, já que a maioria dos assalariados ainda não recebeu o pagamento. Apesar do dinheiro contado, a Região Metropolitana de Belém e suas proximidades reservam bons destinos para quem quer curtir a natureza. Confira a lista com as dicas do DIÁRIO:
Acesso pela BR-316; de carro, a viagem dura cerca de 40 minutos a partir do centro de Belém (23 km de distância). A cidade conta com diversas opções de parques aquáticos com piscinas naturais e unidades de conservação. Um dos melhores é o Marituba Tropical, localizado próximo à Usina da Paz Nova União (Passagem Beira Mar, nº 22). Por lá, é possível praticar stand-up paddle, canoagem e pesca esportiva.
BENEVIDES
Acesso pela BR-316; de carro, a viagem dura cerca de 55 minutos (35 km de distância). Outra cidade da região que investe no ecoturismo, Benevides é reconhecida pela preservação e qualidade dos igarapés. Para quem gosta de trilhas ecológicas, a Ecotrilha Pinheiral, localizada na avenida das Nações Unidas, oferece um percurso de 3 quilômetros em meio à natureza amazônica.
MOSQUEIRO
Distrito da capital, distante 70 quilômetros do centro; o acesso é pela BR-316 e PA-391. Para quem gosta de praia, Mosqueiro é uma ótima opção. O distrito abriga várias praias de água doce, como Farol, Chapéu Virado, Marahu, Ariramba, entre outras. Também é um destino de fácil acesso por ônibus: há linhas urbanas ao custo de R$ 7,40, com saída da parada ao lado do Terminal Rodoviário de São Brás.
ILHA DO COMBU
A cerca de 15 minutos do centro, com saída de barcos diários a R$ 10, do porto da Praça Princesa Isabel, no bairro da Cremação. A ilha oferece diversas opções de restaurantes, alguns com hospedagem, como o Casa Combu e o Chalé da Ilha. Para quem deseja ficar na capital, mas quer contato com a Amazônia em estado puro, o Combu é um dos melhores e mais visitados destinos turísticos da região Norte.
Outras opções de destinos próximos a Belém
CASTANHAL
A 69 km da capital, cerca de 1h30 de viagem. O melhor trajeto de carro é pela BR-316. Conhecida como “cidade modelo”, Castanhal tem várias atrações turísticas, como a Praça do Estrela, onde está a relíquia do trem que fazia a linha Belém–Bragança, no final do século XIX. Outro ponto de destaque é o Parque das Águas, no bairro Jaderlândia, com diversas piscinas naturais de água doce.
BARCARENA
Distante cerca de 112 km de Belém; a viagem de carro leva aproximadamente 1h41, com acesso pela BR-316 e pela Alça Viária. Em Barcarena, é até difícil escolher entre as muitas atrações. O município conta com praias como Caripi, Cuipiranga e Sirituba, locais de interesse histórico e cultural, como a Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré e o Estádio Barcarenão, além do Mercado Municipal, onde é possível adquirir diversos produtos alimentícios regionais.
COTIJUBA
A Ilha de Cotijuba é acessível por barco, com saída do trapiche de Icoaraci. Localizada no distrito de Outeiro, em Belém, a ilha oferece belas praias e atividades culturais e históricas. Além das praias de águas mornas, como a Praia do Vai-Quem-Quer, há também ruínas de um antigo presídio e o Canto Autoral, espaço cultural com oficinas de percussão
e danças regionais.