BIBLIOTECA NACIONAL

Autorizado concurso público para a Fundação Biblioteca Nacional

Portaria publicada nesta segunda-feira (28/4) no Diário Oficial da União prevê o preenchimento de 14 vagas de nível superior

A expectativa é de que os primeiros atos de nomeação comecem a ser publicados já no mês de maio.
A expectativa é de que os primeiros atos de nomeação comecem a ser publicados já no mês de maio.

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 28 de abril, a Portaria nº 2.787. Assinada pela ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), o texto autoriza a realização de concurso público para preencher 14 vagas de nível superior na Fundação Biblioteca Nacional (FBN). São três vagas para Analista de Administração II e 11 para Técnico em Documentação I.

A responsabilidade pela realização do concurso será da Fundação Biblioteca Nacional e, a partir de agora, o órgão tem até seis meses para publicar o edital de abertura do concurso. De acordo com o texto publicado hoje, o prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova será de dois meses.

ENEM dos Concursos e Novas Nomeações

ENEM DOS CONCURSOS – Na última sexta, o Governo Federal publicou portaria que autoriza a convocação de 4.330 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), informalmente conhecido como Enem dos Concursos. Com isso, 16 órgãos e entidades federais podem iniciar a nomeação dos aprovados em cargos que não exigem curso de formação. A medida representa mais um passo na concretização do concurso, que teve a primeira edição realizada em 2024. 

A expectativa é de que os primeiros atos de nomeação comecem a ser publicados já no mês de maio. Entre os órgãos contemplados estão ministérios como o da Gestão e da Inovação, da Agricultura e Pecuária, da Cultura, da Saúde e do Planejamento, além de instituições como INCRA, INEP, FUNAI, IBGE e AGU. As vagas são para cargos de nível médio e superior, incluindo analistas, técnicos, especialistas e pesquisadores, em áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas. Uma nova edição do CNPU está prevista para este ano.