Em nova temporada, em Belém, o musical “Príncipe do Nilo” será apresentado nos dias 25, 26 e 27 de abril, sempre às 19h30, no Teatro Margarida Schivasappa. Com duas horas de duração e 25 artistas no palco, o espetáculo promete uma experiência única, com figurinos, efeitos especiais e cenografia esmerados para transportar o espectador ao Egito Antigo.
Com direção geral de Kleber Dümerval, da companhia Attuô Produções, “Príncipe do Nilo” é uma livre adaptação do livro bíblico do Êxodo, que narra a jornada épica de Moisés, sua amizade e rivalidade com Ramsés, o Faraó, e a libertação do povo hebreu.
O produtor e ator Lenno Ávila é quem dá vida a Moisés na peça. Ele conta que é um grande apaixonado por essa produção. “Sempre fomos muito fãs do desenho da história de Moisés, além do filme, e então nos interessamos muito em transformar a temática em um musical, porque já tinha algumas músicas que eram do desenho e a gente compôs outras versões e outras músicas também. A produção é toda daqui do Pará. A gente juntou a Companhia Attuô, que é a produtora do espetáculo. A Attuô está em Belém desde 2015 e a gente está começando a entrar cada vez mais fundo na parte musical na cidade”, diz ele, que é natural de Castanhal, no Pará.
Lenno canta desde os cinco anos de idade, tendo começado na igreja. Em 2015, ele retomou a paixão pelo teatro musical. “Eu já era apaixonado por teatro, e quando comecei a assistir musicais, percebi que podia ser uma forma de eu me expressar novamente na música. Eu uni as duas coisas, comecei a estudar teatro e mais recentemente, passei a estudar dança também”.
O ator comenta que Belém está se tornando um polo grande de teatro musical, comparando com o que já acontece no eixo Rio-São Paulo no mesmo gênero. “Penso que em Belém a gente está começando a fazer coisas de uma forma diferente para o público. A gente ainda não tinha visto acontecer teatro musical grande do jeito que é essa história, então a gente está fazendo com muito carinho. A primeira temporada que realizamos em 2022 foi muito boa e nesta segunda vai ser ainda melhor”, considera Lenno Ávila.
O fundador da companhia Attuô Produções, Kleber Dümerval, assina a concepção do espetáculo e adaptação do texto para musical. Foi ele quem fez as audições para a escolha dos intérpretes de todos os personagens, ainda em 2022. O elenco é quase todo o mesmo da primeira temporada, inclusive Lenno Ávila.
“Fiz a audição para Moisés e depois que passei no teste, ele me convidou para fazer as traduções das músicas. Então, todas as versões em português são minhas. Acabou que a gente virou uma sociedade, unindo a atuação, produção e colaboração com as versões em português, inclusive a música “When You Believe”, da Whitney Houston com a Mariah Carey, é a canção principal do espetáculo, na versão em português”.
Construir o personagem de Moisés foi muito difícil, diz o ator. “Ele é um personagem que existe na cabeça de todo mundo, não foi algo inventado. Ele é de carne e osso, é uma pessoa que existiu historicamente. Então, dar vida a uma pessoa que já existe sempre é muito difícil e o significado dele para o povo hebreu e para o povo judeu é muito grande. Então, eu estudei bastante, eu vi todos os filmes, desde ‘Os Dez Mandamentos’, de 1968, também os desenhos e versões novas, além das versões das novelas. Tudo isso é fonte para criar um personagem que tivesse a alma dele”.
Na abordagem do musical, Moisés é um homem que se divide entre sua missão destinada por Deus e o amor ao irmão. “Ao mesmo tempo que ele gosta do irmão, ele faz aquilo que Deus pediu, e sente uma culpa porque, querendo ou não, o irmão dele é o faraó que está trazendo aquele sofrimento ao povo dele. Então, existe uma relação de amor entre os dois irmãos que a gente aumentou um pouco mais para saltar à vista do público”.
Lenno Ávila já interpretou outras grandes personalidades. Em 2022, ele foi John Lennon no musical “Os Dois Garotos de Liverpool”, da companhia Liga de Teatro, que conta a história de John Lennon e Paul McCartney e da amizade deles. Também foi o Mágico de Oz, em 2018, numa montagem de “Wicked”, em Belém. “Eu venho trabalhando com teatro desde 2018 e estou crescendo bastante, estudando muito para que isso vire realmente um grande mercado aqui em Belém. O meu desejo é fazer com que Belém cresça, não só com versões de coisas que já existem na Broadway, mas também com musicais inéditos, com histórias de paraense, do povo daqui. E a partir do ano que vem a gente vai trabalhar nisso também”.
PRESTIGIE
Príncipe do Nilo, o Musicaç
Quando: 25, 26 e 27 de abril, sempre às 19h30.
Onde: Teatro Margarida Schivasappa (Av. Gentil Bittencourt, 650 – Batista Campos, Belém)
Quanto: R$ 40 (meia-entrada); R$ 80 (inteira).