Pinhole Day 2025

A Associação FotoAtiva inaugura as ações do Projeto FotoAtiva 40 anos-luz com o Pinhole Day neste domingo (27), evento que se realiza todos os anos em várias partes do mundo no final do mês de abril, e que desde 2002, inspirado no Worldwide Pinhole Photography Day, ocorre também em Belém.

O tema deste ano é Feixes de Luz, e remete ao conjunto de raios que se propagam da fonte de luz, mas também fala da memória e dos vestígios que estes feixes trazem, e que no interior da câmara escura formam a imagem.

Realizado no formato de jornada com o objetivo de criar um ambiente propício para todos os interessados, curiosos e amantes da fotografia descobrirem a beleza desta técnica, que se traduz em um dispositivo fotográfico, mas sem lente, possuindo um furo através do qual a luz entra e captura a imagem à sua frente, gravando-a em um material sensível dentro do dispositivo. Cada participante recebe algumas orientações a fim de se tornar apto a produzir suas próprias imagens artesanalmente, e em seguida processá-las em laboratório.

Algumas das imagens captadas na jornada farão parte da galeria do Worldwide Pinhole Photography Day, que pode ser visitado no link https://pinholeday.org/ e também serão postadas no site da Associação FotoAtiva na aba do projeto FotoAtiva 40 anos-luz. Cada participante pode escolher uma imagem para esta publicação.  


O evento completa 23 anos em 2025 agregando, neste trajeto, muitos colaboradores, parceiros e amigos, e inicia dias antes com uma série de oficinas para monitores que receberão e trabalharão com o público no domingo.

Petrobras e Gueto Hub

O projeto Fotoativa 40 anos-luz é patrocinado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, via lei de incentivo federal, por meio do edital Petrobras Cultural, e foi uma das nove entidades selecionadas no estado para receber recursos a fim de desenvolver suas atividades durante todo o ano, e de forma gratuita, em comemoração às quatro décadas de atividades da entidade.

Nesta edição a Fotoativa conta ainda com a parceria do Gueto Hub, espaço multicultural localizado no bairro do Jurunas, em Belém, que promove ações de valorização da memória e cultura da periferia, além de criar projetos de democratização de acessos, como ao debate climático e aos bens culturais.

Com cinco anos de atividades tem, como principal projeto, uma biblioteca comunitária, que se expandiu como uma galeria de arte e um museu de base comunitária. Vale lembrar que a casa Gueto Hub, no passado, já foi escola onde muitos vizinhos estudaram, e depois foi sede da Associação dos Moradores da Quintino, um lugar onde pulsa coletividade, memória e ancestralidade.

Membro do Gueto Hub, o Antony Luan já participou de oficina de fotografia, organizada pela Associação Fotoativa. Ele diz que ter o projeto Pinhole, que é uma fotografia artesanal, no Gueto Hub, é bastante significativo, porque disponibiliza a arte para a periferia: “eu espero que essa parceria possa aumentar o interesse da população na cultura e na arte”, ele afirma.

As atividades do Pinhole Day no Gueto Hub serão desenvolvidas entre 9 e 12h, com acessibilidade em Libras de 10 às 11h.

A Fotoativa

Associação cultural sem fins lucrativos, de interesse público estadual e municipal, fundada em 2000, mas em atividades efetivas desde 1984. Um corpo-coletivo que propõe a fotografia e a imagem como meio de promover e desenvolver ações conjuntas a estimular o diálogo reflexivo e experimental, promotor de cidadania e de uma cultura sensível ao contexto amazônico.

O objetivo principal da associação é promover a educação do olhar por meio de aprendizado e no exercício da fotografia como ferramenta de promoção da cidadania, intervenção e mediação social e de intercâmbio de conhecimentos que incentivem o descobrimento pessoal, o respeito aos Direitos Humanos, ao meio ambiente e ao patrimônio cultural amazônico como elementos determinantes e essenciais para uma mudança social.

A presidente da associação, a fotógrafa Irene Almeida, diz que a luz é a matéria prima da fotografia: “a luz desenha o instante e transforma o mundo em imagens, e carrega em si a memória de um tempo”, explica.  E ela diz ainda que a troca de saberes que se constrói na parceria entre Fotoativa e o Gueto Hub expande os horizontes da criação e da fotografia tornando-a uma linguagem acessível.

As atividades do Pinhole Day na Fotoativa começam às 9h, oferecendo sessão de acessibilidade em Libras de 10 às 11h, e vai até 17h, com entrada franca.

Serviço:
Pinhole Day Belém 2025
Dia 27 de abril (domingo)
De 9 às 17h na Associação Fotoativa (Praça das Mercês, 19 – Campina)
Sessões com acessibilidade em Libras, de 10 às 11h, e 15 às 16h)
De 9 às 12h no Gueto Hub (Trav. Quintino Bocaiúva, 3729- Jurunas)
Sessões com acessibilidade em Libras, de 10 às 11h

Foto: Marcos Vinícius