INICIATIVA

Ministro lança projeto de cidadania na capital paraense

Conexão Cidadã conta com a parceria da Prefeitura de Belém e tem como objetivo garantir acesso a políticas sociais a catadores e catadoras

O ministro Márcio Macêdo e o prefeito Igor Normando durante a entrega do trailer do projeto, que oferecerá serviços e orientações para os catadores
Visita do Ministro da Secretaria-Geral da Presidencia da República, Márcio Macedo em Belém no palácio Antônio lemos. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, cumpriu ontem (23) uma extensa agenda na capital paraense. Entre as atividades realizadas na cidade, Macêdo participou do lançamento do projeto “Conexão Cidadã”, uma parceria da Fundação Banco do Brasil com a Secretaria-Geral da Presidência.

Como proposta, o “Conexão Cidadã” vai levar políticas públicas e cidadania para catadores e catadoras autônomas de materiais recicláveis, por meio de uma unidade móvel, sendo uma iniciativa da Associação Nacional de Catadores e Catadoras (Ancat) e da Fundação Banco do Brasil. Em Belém, o programa contará com a parceria da Prefeitura de Belém, por meio do apoio e da oferta de serviços de cidadania, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O trailer está preparado para receber as catadoras e catadores de materiais recicláveis para que tenham acesso a programas sociais, segurança alimentar e orientações sobre direitos trabalhistas, por exemplo. Também terão apoio jurídico e assistência para retirada de documentos, orientações sobre saúde e apoio psicológico para ajudar a lidar com estresse e a discriminação da qual muitos são vítimas. De acordo com a Prefeitura de Belém, o projeto para a capital paraense tem investimento de mais de um milhão de reais.

Márcio Macêdo destacou que o projeto foi uma ideia dos próprios catadores e que o Governo Federal aprovou a ideia devido à importância da iniciativa. “Na região norte, na avaliação deles (dos trabalhadores), era importante começar por Belém. Então, aqui estamos entregando à Prefeitura de Belém e aos catadores aqui da cidade essa unidade móvel. O trailer consiste em fazer busca ativa dos catadores e catadoras autônomos na periferia das cidades”, explicou.

Atualmente, o “Conexão Cidadã” está presente, agora, em seis capitais: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE) e Belém (PA). O objetivo geral é viabilizar o acesso a direitos e oportunidades a esses trabalhadores e trabalhadoras.

Macêdo ressaltou ainda que o trailer tem espaço para atendimento individual e coletivo, sendo um passo importante para a política de incentivo para a economia dos trabalhadores da reciclagem. “É um trabalho em que entramos com o trailer e quem vai administrar é a Prefeitura e os catadores, com os serviços de assistência social e de saúde para ir até o trabalhador. É uma ideia que nós queremos que dê muito certo, porque é Governo Federal, Governo do Estado e a sociedade civil organizada por meio das cooperativas de catadores e catadoras”.

VALORIZAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando, afirmou que a iniciativa busca a valorização dos catadores e que estes trabalhadores são fundamentais para o momento da COP 30, na capital paraense. Normando destacou também a importância da sustentabilidade, da coleta seletiva e do poder de transformar os resíduos em desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. “O projeto é um passo para que os catadores tenham acesso à cidadania e à qualificação”, avaliou.