EMPREGO, INGLÊS E CERTIFICADO

Tá sem grana pra curso? Essa capacitação online no Pará é 100% gratuita; são 5 mil vagas

Coletivo Online abre mais de 5 mil vagas para capacitação gratuita de jovens do Pará e 1 mil para curso de inglês. Saiba como se inscrever!

Cerca de 5.700 paraenses já se formaram pelo Coletivo Jovem desde a sua implantação
Cerca de 5.700 paraenses já se formaram pelo Coletivo Jovem desde a sua implantação. Foto: Divulgação

Belém - Estão abertas as inscrições para o Coletivo Online, programa de capacitação gratuito voltado para jovens entre 16 e 29 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. A iniciativa, promovida pelo Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com a Solar Coca-Cola, oferece 5.138 vagas exclusivas para o estado do Pará, além de 1.000 vagas em curso de inglês com acesso à plataforma EF English Live.

A formação é 100% digital, acessível pelo WhatsApp e, em breve, por um aplicativo próprio, permitindo que os jovens se capacitem de qualquer lugar, no momento mais conveniente. Ao longo de cinco semanas, os participantes terão acesso a videoaulas, atividades práticas e módulos sobre planejamento de carreira, educação financeira, elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego. Ao final do curso, os jovens recebem certificado de conclusão e são conectados a um banco de vagas exclusivo.

Desde 2009, a plataforma já impactou mais de 200 mil jovens em todo o país, sendo 5.726 apenas no Pará. Em 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: abrir mais de 32 mil vagas em todo o Brasil.

“Essa é uma oportunidade concreta para quem busca o primeiro emprego e quer dar o primeiro passo com confiança. Já capacitamos milhares de jovens no Pará e, agora, seguimos firmes na missão de ampliar o acesso à qualificação profissional”, destaca Arthur Ferraz, Head de Relações Externas da Solar Coca-Cola.


Inglês como diferencial

Os primeiros 5 mil participantes que concluírem o Coletivo Online terão acesso ao curso de inglês oferecido pela EF English Live, com validade de 12 meses. A distribuição dessas vagas será feita por ordem de conclusão da capacitação principal.

Os interessados devem atender aos seguintes critérios:

  • Ter entre 16 e 29 anos;
  • Ser residente do estado do Pará;
  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio;
  • Ter acesso à internet e um dispositivo (celular, tablet ou computador);
  • Ter WhatsApp e e-mail ativo.

As inscrições estão abertas durante todo o ano, e podem ser feitas pelo link:
🔗 https://bit.ly/SolarColetivoOnline


Jovens e o futuro do trabalho

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem 45 milhões de jovens, sendo 31 milhões de baixa renda. Para a diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, Daniela Redondo, essa geração será protagonista da economia em 2050, e programas como o Coletivo visam garantir que ela esteja preparada.

“O Instituto tem o compromisso de impactar cinco milhões de pessoas até 2030, com foco especial em mulheres, negros e jovens de baixa renda. Queremos garantir que essa juventude esteja pronta para as oportunidades que virão, especialmente em eventos como a COP30”, afirma.